Cidade de Aguiar foi uma das mais afetadas por descontos em fraude no INSS

 




O município de Aguiar, no Vale do Piancó, está entre os mais afetados por fraudes em descontos indevidos aplicados a benefícios do INSS. Segundo investigação da Controladoria-Geral da União (CGU), 911 dos 1.427 pensionistas da cidade, o equivalente a 63,84%, tiveram valores descontados para associações, muitas vezes sem autorização clara.

O caso de Aguiar exemplifica um padrão que se repete em várias pequenas cidades do interior nordestino. No total, a CGU identificou 186 municípios brasileiros com descontos em ao menos metade dos benefícios analisados, sendo que 19 dessas cidades — incluindo Aguiar — ultrapassam 60% de incidência. Nenhuma delas tem mais de 20 mil habitantes e todas estão a mais de 100 km da capital de seu estado.

Embora a maioria dos benefícios previdenciários concedidos no país entre 2019 e 2024 seja voltada à população urbana (74%), os descontos indevidos atingem com mais força o público rural. Segundo a CGU, 67% dos benefícios com descontos analisados eram de segurados rurais, grupo que representa apenas 26% do total de beneficiários.

O relatório também aponta que moradores de áreas rurais, como os de Aguiar, enfrentam maior dificuldade de acesso à internet e a agências da Previdência Social, o que dificulta o cancelamento dos descontos e o acesso a informações sobre os serviços prestados pelas entidades associativas.

MaisPB

Tecnologia do Blogger.