Opera Paraíba itinerante realiza mais 90 cirurgias gerais no Vale do Piancó

 


O programa Opera Paraíba, nesse último fim de semana, realizou uma nova ação itinerante de cirurgias eletivas no Hospital Distrital de Itaporanga. Até o último domingo (24) foram oferecidos 94 procedimentos, na especialidade de cirurgia geral, sendo realizados uma média de 30 por dia. O Opera Paraíba é uma ação do Governo do Estado que tem o objetivo de facilitar o acesso da população às cirurgias eletivas e reduzir o tempo de espera por um procedimento.

O cabeleireiro Edmilson Sanches, de 52 anos, conta que estava ansioso pela realização da cirurgia de retirada de hérnia. “Eu trabalho como cabeleireiro e Guarda Municipal e às vezes sentia tantas dores, que me impediam até de ficar em pé. Agora, com essa oportunidade, creio que vai ficar muito melhor, só de conseguir trabalhar, é tudo pra mim,” relata.

A usuária Gilvanira Neves também foi uma das contempladas com a cirurgia de vesícula por meio do programa. “Esse meu problema atrapalha bastante, porque sempre eu precisava estar no hospital pra aliviar as crises, e agora vai mudar tudo, porque vou ter uma vida melhor, que quando a gente se livra de uma doença, a gente tem bem-estar,” conta.

A diretora-geral do hospital, Shirleyanne Brasileiro, explica que a presença do programa na unidade beneficia a população de quase 20 cidades da região. “É com muita alegria que recebemos mais uma vez o Opera Paraíba, contemplando todo o Vale do Piancó, com cirurgias gerais e ginecológicas, atendendo homens e mulheres de 18 cidades aqui da região. Depois do programa, os paraibanos aqui do sertão não precisam mais pegar estrada e viajar por horas para fazer uma cirurgia,” enfatiza.

O acesso aos procedimentos no hospital se dá por meio da regulação por meio da Central Estadual de Regulação do Programa Opera Paraíba, onde o usuário encaminha a solicitação de cadastro junto às USFs das Secretarias de Saúde de cada município paraibano.


Secom PB


Tecnologia do Blogger.