Prefeitura de Conceição já havia sido alertada sobre barragem, diz AESA
A cidade de Conceição, localizada no Sertão da Paraíba, enfrenta momentos de preocupação após o rompimento da 'Barragem do Roçado' na noite desta quarta-feira (10). A Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) já teria alertado a prefeitura sobre problemas potenciais.
Nesta quinta-feira (11), técnicos da AESA realizaram uma vistoria no local e notificaram novamente a Prefeitura, responsável pela barragem, exigindo que em 15 dias sejam apresentadas as causas que ocasionaram o rompimento.
O presidente da AESA, Porfírio Catão, informou que a Prefeitura já havia sido notificada anteriormente para realizar recuperações no reservatório. "Segundo ele, desde 2019, o Ministério Público acompanhava a situação da barragem, emitindo preocupações sobre sua integridade.
O diretor salientou que o empreendedor, no caso a Prefeitura, é responsável tanto civil quanto criminalmente por qualquer dano resultante do rompimento da barragem.
Segundo Catão, ainda o período de maior volume de chuvas ainda não chegou, e as barragens particulares e aquelas construídas pelos entes municipais representam preocupações.
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) informou que o fornecimento de água no município de Conceição foi interrompido em toda a cidade, porque houve falta de energia elétrica. A cidade registrou, segundo a Aesa, 99 milímetros de chuva nesta quinta-feira (11).
As chuvas intensas, consideradas pré-estação, antecedem o período chuvoso normalmente entre os meses de fevereiro e maio.
O Portal T5 tentou contato com a prefeitura de Conceição, porém, até a publicação desta matéria, as ligações e mensagens não haviam sido respondidas.