Em sessão itinerante em Itaporanga, deputado Dr. Taciano Diniz volta a cobrar ações de saúde, educação e abastecimento para o Vale do Piancó
Durante sessão ordinária itinerante nesta terça-feira (19), realizada em Conceição em Itaporanga, no Vale do Piancó, o deputado estadual Dr. Taciano Diniz (União Brasil) aproveitou a presença da Assembleia Legislativa da Paraíba no Vale do Piancó para voltar a cobrar do Governo do Estado uma série de reinvindicações pleiteadas pela população da região.
Uma delas foi a construção de uma nova adutora para atendimento à cidade de Conceição. Segundo o parlamentar, apesar da promessa antiga do governo estadual, nada foi executado até o momento e a população continua sofrendo com o desabastecimento. “A taxa é paga pelos cidadãos todos os meses, mas falta água nas torneiras, e quem é penalizado é o povo”, enfatizou.
Taciano Diniz, que preside a Frente Parlamentar das Águas e da Agricultura Familiar na Assembleia Legislativa, fez um apelo pela implantação do ramal de distribuição das águas do Rio São Francisco até o Açude de Condado, no município de Conceição. Ele pediu a união da Casa de Epitácio Pessoa para reivindicar e assegurar a parceria do Governo do Estado com o Governo Federal. “Peço unidade para, juntos, tirarmos do papel esse tão sonhado ramal, que possibilitará perenizar o Rio Piancó e garantir estabilidade hídrica ao manancial Coremas/Mãe D’água”, argumentou.
Ainda em relação a abastecimento, o deputado requereu o sistema de água tratada na comunidade Vila Vazante, em Diamante. Conforme explicou, os moradores têm convivido com o problema de água imprópria para consumo humano.
Taciano Diniz cobrou também ações de assistência à saúde na região do Vale do Piancó. Ele elencou a necessidade de melhorias em hospitais, citando o de Coremas, o Distrital de Itaporanga, o Regional de Piancó, o Distrital de Aguiar, além do repasse de recursos estaduais para o Municipal de Conceição.
Na área de Educação, o deputado destacou a necessidade de instalação de um campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no Vale, que, inclusive, tem sido luta do seu mandato. Segundo lembrou, a Assembleia Legislativa chegou a aprovar emenda de sua autoria visando à implantação, mas foi vetada pelo governador João Azevêdo.