Cinco dos seis vereadores cassados em Boa Ventura são eleitos; confira todos os nomes

 


Os paraibanos que têm o município de Boa Ventura, no Sertão da Paraíba, como domicílio eleitoral precisaram se dirigir às urnas neste domingo (7) para definir, mais uma vez, os vereadores da cidade até 2024.

As eleições suplementares no município é referente à cassação de seis vereadores em julho do ano passado, todos do partido Republicanos. O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) constatou uma fraude da legenda na cota de gênero, que prevê um percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas entre seus candidatos em eleições proporcionais.

Como os seis vereadores dos nove eleitos eram do Republicanos, mais de 50% dos votos válidos pertenciam ao partido, portanto uma nova eleição precisava ser feita. Os cassados poderiam se candidatar novamente, e cinco dos seis se registraram e foram todos eleitos.

Júnior Freitas, Dr. Júnior, Zé Gordo, Ronaldo Alvarenga e Júnior de Gato vão retornar aos trabalhos na Câmara Municipal de Boa Ventura. Apenas Antônio Neto, também cassado, não conseguiu se eleger, ficando como primeiro suplente.

Ebinho (PSDB) e Antônio Madalena (PSDB), eleitos em 2020, também se elegeram. Livoneide Pinto (Solidariedade) não disputou este pleito, e Queiroga Pinto (PSDB) assumiu a posição, conseguindo a terceira maior quantia de votos. Suely Almeida (Republicanos) fechou o quadro de parlamentares.

Confira todos os vereadores eleitos em Boa Ventura

– Júnior Freitas (Republicanos): 409 votos
– Ebinho (PSDB): 369 votos
– Queiroga Pinto (PSDB): 349 votos
– Dr. Júnior (Republicanos): 347 votos
– Zé Gordo (Republicanos): 323 votos
– Ronaldo Alvarenga (Republicanos): 300 votos
– Júnior de Gato (Republicanos): 297 votos
– Suely Almeida (Republicanos): 275 votos
– Antônio Madalena (PSDB): 205 votos

Números das eleições

Em 2020, foram 4.542 votos computados, sendo 4.355 (95,85%) válidos. Nesta eleição suplementar, foram 3.921 votos, sendo 3.770 válidos (96,15%). Ao todo, neste domingo, 114 pessoas anularam seu voto e outras 37 votaram em branco.

TRE indica “normalidade”

A diretora do Fórum Eleitoral de Itaporanga e juíza eleitoral da 42ª Zona, Francisca Brena Camelo Brito, confirmou que o pleito não teve ocorrências muito grandes. Houve algumas denúncias, mas foram apuradas e resolvidos, sem grandes ocorrências. Além disso, para a eleição suplementar, um quarto local de votação foi instaurado, ajudando no comparecimento da população.

“No dia de hoje, o comparecimento do eleitor está sendo bem expressivo. Tudo está ocorrendo dentro da normalidade. As urnas funcionando bem. A biometria também. E logo mais encerraremos mais uma festa da democracia com um resultado legítimo”, disse Francisca pouco antes de apurar as urnas.

Leonardo Abrantes – MaisPB

Tecnologia do Blogger.