Escola pública de Olho D´água coloca em prática disciplina sobre preservação ambiental

 

As experiências escolares dos alunos da Ecit – Antonio Avelino de Almeida, cidade de Olho D’Água estão sendo marcadas por aulas multidisciplinares, com atividades ao ar livre, localizada na cidade de Piancó-PB, a disciplina eletiva Arte em Ação, Faz a Transformação.

O objetivo, é promover reflexões sobre os cuidados com o meio ambiente e estratégias de preservação.

A iniciativa é viável graças às possibilidades oferecidas pelo currículo do Ensino Integral. Através da eletiva Arte em Ação, a escola propõe aos alunos do ensino médio integral uma análise sobre os espaços ocupados pelo ser humano e suas manifestações culturais, sociais e políticas. A disciplina ainda trabalha com a conscientização ambiental da sobrevivência das espécies local, regional e do planeta.

Os alunos visitou o CTR – Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos do Vale do Piancó, situado na cidade de Piancó-PB. Conheceram nesta segunda-feira, 20, detalhes do funcionamento do centro todo o trabalho da coleta seletiva realizado pelos cooperados. O intuito foi aliar teoria a prática mostrando a importância da consciência, do consumo, do cuidado com o meio ambiente, através de palestra de conscientização e valor sociocultural, a palestra foi proferida pelo Dr. Remígio Júnior, que visou à sensibilização dos jovens com foco na segregação dos resíduos e a importância desta ação para a preservação do meio ambiente.

“A separação de resíduos é um assunto que gera impacto em várias áreas: ambiental, econômica e social. Por isso, devemos sempre trabalhar para conscientizar sobre a separação e destinação corretas dos resíduos. O ciclo da reciclagem inicia-se em casa, com pequenas atitudes que podem mudar a vida dos moradores da cidade. As atividades educativas em escolas são importantes para fomentar esse assunto entre as crianças e os jovens”, afirmou Remígio Júnior.

Durante a visita foi registrado depoimentos das famílias que trabalham na seleção de materiais que podem ser reutilizados e reciclados. Todas as atividades ganham importância na eletiva Arte em Ação e estão contribuindo muito para a formação pessoal e acadêmica dos estudantes. Além da Educação Ambiental os alunos puderam acompanhar desde a chegada dos caminhões com os dejetos até o descarte final nas células.

Os professores da eletiva Esmaildo Pereira (arte), Maria Caldas (química) e Flavio Minervino, (física) que justificou sua presença mas que disse. “A eletiva contribuiu para a formação de nossos estudantes com experiências em paisagens cênicas que, com certeza, marcaram suas vidas e serviram, também, para formar uma consciência mais crítica em relação ao meio ambiente.

 

Foi firmado uma parceria com o CTR, materiais do lixo serão doados para que em breve os alunos desenvolvam criatividades por meio dos trabalhos e oficinas reutilizando e que serão transformados em obras de artes produzidos pelos próprios alunos em sala de aula.


Tecnologia do Blogger.