Suplentes tomam posse na Câmara de Diamante e encolhem oposição do município

 

Na manhã desta sexta-feira (2) os suplentes José Venâncio Moura Neto, Rosimere Laurentino Vieira Barbosa e Francisco Galdino de Sousa tomaram posse como novos vereadores de Diamante (PB). O evento aconteceu na Câmara Municipal.

Os parlamentares ocuparam os cargos deixados pelos vereadores Manoel Marrocos, Jailson Franco e Cícero Venâncio, do Republicanos, que foram cassados por fraude na eleição de 2020.

Com os novos nomes no legislativo diamantense, a oposição do município ficou quase esvaziada, restando apenas um, Douglas Franco (Cidadania), dos nove vereadores.

Entenda a cassação

A perda de mandado dos três políticos se deu após ser constatado que houve fraude na cota de gênero durante o pleito de 2020. Uma das candidatas pelo partido Republicanos não obteve votos, tampouco fez campanha, e só colocou o nome para cumprir tabela, configurando-se como candidatura laranja.

O juiz da 42ª Zona Eleitoral de Itaporanga, Antônio Eugênio,  após analisar uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), constatou que houve ilegalidade da coligação e determinou a cassação dos parlamentares, que recorreram ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas não conseguiram reverter a decisão. 

Diamante Online
Tecnologia do Blogger.