Ricardo Coutinho confirma segunda visita de Lula à Paraíba, fala sobre investir em energias renováveis e trazer universidade federal para o Vale do Piancó

 


Em entrevista para a Rádio POP FM, nesta terça-feira (9), o pré-candidato ao Senado Federal, Ricardo Coutinho (PT) afirmou que o ex-presidente Lula deve fazer outra visita à Paraíba ao longo da sua campanha nas Eleições de 2022. Mesmo sem data definida, o encontro foi confirmado e o ex-governador da Paraíba disse ainda que “um segundo palanque no estado nunca passou pela cabeça do PT”.

Ainda na entrevista, Ricardo destacou que o Brasil precisa voltar para um caminho de políticas públicas democráticas e voltadas para a população menos abastada — como foi a Transposição do São Francisco, que levou água para regiões atingidas pela seca.

“No Vale do Piancó, por exemplo, eu estarei na linha de frente para trazer o terceiro eixo, passando ali por Mauriti, o Açude de Condado, pegando Piancó. (...) Vamos levar também uma universidade pública federal para o Vale do Piancó. Aliás, o terceiro eixo eu já conversei várias vezes com o presidente Lula”, ressalta.

Além disso, o pré-candidato destaca seu interesse em ter um mandato alinhado com a população e para isso quer discutir emendas e políticas de forma mais integrada. 

“Esse estado precisa retomar uma caminhada e não é porque essa caminhada começou comigo, mas sim porque é uma caminhada democrática. Eu vou criar, moldado na espécie do Orçamento Democrático, com plenárias regionais e captar a essência do povo e fazer com que essas emendas que o Senador tem possam servir para a Paraíba”, disse.

Reestruturar a produção de alimentos e democratizar as energias renováveis

Ricardo ressalta ainda que a agricultura familiar será o primeiro grande setor a ser profundamente investido caso seja eleito senador. A pauta, segundo ele, é urgente pois só mudando a política de alimentação, produzindo mais e incentivando a economia local, é possível acabar com a fome.

“Não é só dar uma quentinha, nós temos que restruturar. A agricultura familiar vai voltar, vamos ter crédito, vai voltar a ter Política de Sementes, eu quero aprofundar a Política de Rações”, exemplifica.

Para esse incentivo, o pré-candidato reafirma seu interesse em triplicar a produção familiar através do uso mais modernizado da irrigação: “Eu quero criar um Pronaf para utilizar a irrigação via energia solar. (...) Vamos mudar o marco regulatório das energias renováveis, tirar do latifúndio. A ideia é que o Brasil tenha 70% das casas cobertas por energia solar ou eólica”.

A ideia, de acordo com ele, pode ser executada através de políticas que facilitem a aquisição das baterias. Assim, moradores podem captar energia de forma mais barata pelo vento ou pelo sol, sem passar por distribuidoras que cobram impostos altos. A política não é só benéfica para os agricultores, mas para todos os cidadãos.

"Deixa a energia hidrelétrica para o desenvolvimento de uma nova indústria que dialogue com a era digital; para os serviços. (...) Você pensar em um país soberano, você tem que controlar a energia. É um crime o que fizeram com a Eletrobras, é um crime que fizeram com a Petrobras. E Lula sabe disso”, destaca.

Assessoria

Tecnologia do Blogger.