Oito municípios do Vale do Piancó estão aptos a aderir ao programa Médicos pelo Brasil

 

Pelo menos oito municípios do Vale do Piancó, no Sertão paraibano, estão aptos a aderir ao programa Médicos pelo Brasil, do Ministério da Saúde, para reforçar o SUS. O número representa mais de 44% das cidades da região. 

As localidades foram escolhidas levando em consideração a alta vulnerabilidade e o fato de vários estarem em áreas rurais remotas. Os gestores de saúde dos municípios elegíveis devem fazer a adesão ao programa, cujo edital deve ser publicado segunda-feira (6).

O edital do processo seletivo para médicos também será publicado neste mês, mas sem ainda data definida.

O programa vai substituir gradativamente o projeto Mais Médicos para o Brasil na Atenção Primária à Saúde (APS). São oferecidos aos médicos selecionados para o programa a formação em medicina de família e comunidade, avaliação de desempenho, possibilidade de contratação por meio do regime CLT, a progressão de carreira (para diminuir a rotatividade) e gratificação para atuar em áreas remotas e de saúde indígena

O Médicos pelo Brasil foi lançado em 2019 com o objetivo de estruturar a carreira médica federal para locais com dificuldade de provimento e alta vulnerabilidade. O orçamento previsto para execução no primeiro ano de trabalho é de R$ 1,2 bilhão.

Veja a lista:

1 - Conceição

2 - Coremas

3 - Itaporanga

4 - Piancó

5 - Santa Inês

6 - Santana de Mangueira

7 - São José de Caiana

8 - Serra Grande.


Diamante Online
Tecnologia do Blogger.