Moradores de Tavares e Juru, na PB, registram fenômeno natural que cria círculo ao redor do sol

 

Um fenômeno natural, chamado ‘halo solar’, pôde ser visto na manhã desta sexta-feira (05/11) no céu de Tavares e Juru, no Sertão da Paraíba. O fato chamou a atenção de moradores das duas cidades que, através de fotos, registram fenômeno.

Ao Blog do Aryel Aquino, a Conselheira Tutelar de Juru, Joana Nunes, disse que fez a foto usando seu aparelho de celular por volta das 10h45, da casa onde mora, na zona rural.

“Meu esposo mandou mensagem [no celular] pra mim mostrar as nossas crianças. Aproveitei e registrei”, disse Joana.

Outra moradora de Juru que não perdeu tempo e fotografou foi à cabeleireira, Paloma Aquino.

“Senti que o tempo estava diferente, um aspecto de nublado. Aí, fui verificar e o sol estava com esse circulo em volta”, relatou a profissional da área da beleza.

Já em Tavares, também muitas pessoas fizeram fotos e compartilharam nas redes sociais.

HALO SOLAR – O Halo Solar é um fenômeno óptico caracterizado pelo surgimento de um círculo ao redor do sol. Ocorre na troposfera, a cerca de 17 quilômetros de altitude, quando a luz do sol é refletida e refratada por cristais de gelo presentes na atmosfera terrestre, causando assim a dispersão da luz. O formato circular está ligado à estrutura hexagonal desses cristais.

O fenômeno da refração consiste na mudança de direção e velocidade da luz ao passar de um meio para o outro. Os cristais de gelo presentes na atmosfera funcionam como pequenos prismas que decompõem a luz branca do sol nas cores primárias, formando assim o halo solar de forma semelhante ao que ocorre com o arco-íris.

Assim como acontece no sol, ao redor da lua também pode surgir o halo. A formação de um halo lunar ocorre da mesma forma que o solar, porém, a visualização das cores escuras é mais difícil, sendo possível observar melhor apenas as cores mais claras.

Blog do Aryel de Aquino

Tecnologia do Blogger.