Após decisão do STJ, apenas 115 advogados poderão votar nas nas eleições da OAB no Vale do Piancó

 

(Amanda Afreu e Marcílio Batista, Jailma Sousa e Aldara Lopes)

Ainda não será dessa vez que os advogados inadimplentes poderão votar nas eleições da OAB. O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, decidiu, nesta quarta-feira (03), sustar os efeitos da liminar proferida pelo juiz federal Urbano Leal Berquó Neto que concedeu liminar para autorizar que os advogados inscritos na OAB de Goiás exerçam o direito de votar independentemente da adimplência das anuidades.

“Está demonstrado nos autos que a decisão que determina a participação no pleito de advogados inadimplentes em relação ao pagamento da anuidade da OAB contraria a tradicional regulação que a própria OAB faz das eleições (art. 134, RGEOAB), já reconhecida legal pelo STJ, e, nesse sentido, viola a autonomia desse órgão essencial à administração da Justiça”, asseverou o presidente do STJ.

Ao atender pedido de suspensão de segurança em agravo de instrumento proposto pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás e pelo Conselho Federal da OAB, o ministro Humberto Martins reconheceu a legitimidade da OAB, inclusive por meio de suas seccionais, para requerer a suspensão de liminar.

“As requerentes apresentam elementos concretos para a comprovação de ofensa aos bens tutelados pela legislação de regência, visto que será permitido a pessoas desabilitadas o exercício de voto nas eleições, contrariando entendimento já pacificado na jurisprudência do STJ de que a vinculação da participação do processo eleitoral ao adimplemento das anuidades da OAB é legítima”, observou.

A decisão do presidente do STJ, em que pese se referir apenas ao Mandando de Segurança n. 1047770- 45.2021.4.01.3500 da Justiça Federal do Goiás, terá efeito vinculante a liminares já concedidas em outros estados.

No Vale do Piancó, Sertão da Paraíba, mais de 200 advogados estão inscritos na Ordem, porém, apenas 115 estão em dias com a sua anuidade e poderão votar nas eleições de 18 de novembro desse ano.

Na subseção, apenas duas chapas estão concorrendo à presidência, sendo uma encabeçada pelo Advogado Marcílio Batista (Chapa 11) e outra encabeçada pela advogada Jailma Sousa (Chapa 10).

A expectativa é que pelo menos 100 advogados compareçam às urnas no dia da votação que acontecerá na Sede que fica na cidade de Itaporanga (PB).

Confira aqui a decisão

DiamanteOnline
Tecnologia do Blogger.