Missa solene em honra a São Miguel Arcanjo é celebrada no Dia do Padroeiro de Tavares

 

O dia 29 de Setembro é dedicado a São Miguel Arcanjo. O Santo é Padroeiro de Tavares, no Sertão da Paraíba. Na cidade, a Paróquia local encerra nesta quarta-feira a Festa em homenagem ao Príncipe da milícia celeste – veja detalhes do encerramento no final desta matéria.

Logo no início da manhã, às 06h, houve Alvorada, e às 10h, foi celebrada uma Missa Solene, na Igreja, com medidas de prevenção à Covid-19, doença do novo coronavírus.

O pároco do município e administrador da paróquia, Pe. Fábio de Abreu Lima, abriu a celebração saudando os presentes e recordando devotos e devotadas de São Miguel Arcanjo, que já faleceram. Ele citou, de modo especial, a tavarense, Maria Leuza Nunes Nunes, conhecida por Dila ou Edileusa.

“Uma grande missionária [Edileusa], que nos ajudou muito durante muitos anos. Desde que eu cheguei aqui [em Tavares], ela caminhava comigo, com São Miguel de casa em casa na missão, e no dia de São Miguel [no ano de 2019], ela veio à missa solene de manhã, veio à procissão e à missa à tarde. E depois de concluir toda a sua tarefa de amor a São Miguel, ela morreu. Depois de servir a São Miguel por muitos anos, e naquele ano comigo, visitar casa a casa, no final do dia dona Edileusa foi levada, certamente, nos braços do próprio São Miguel para o encontro com Deus”, disse o Pe. Fábio Abreu, que também fez questão de destacar o presente que ganhou do padre, Jorge Luiz, da Paróquia de Senhora Sant’ Ana, de Santana dos Garrotes, PB.

“Quero agradecer ao padre Jorge, que antes da missa me deu um presente de grande importância: uma relíquia do Monte onde apareceu São Miguel Arcanjo, um fragmento de uma pedra da Gruta onde São Miguel Arcanjo apareceu e onde ele tocou”, relatou o padre, Fábio, mostrando o presente às pessoas.

A missa solene foi presida pelo Pe. Jorge Luiz. O religioso dividiu o altar também com os padres: Sebastião Nóbrega, da Paróquia de Santa Terezinha (Juru/PB); Sebastião Gonçalves, colaborador das Paróquias de São Pedro e de N.Sra. da Guia (Patos/PB); Antônio de Abreu, da Paróquia de Sta. Maria Madalena (Teixeira/PB); e João Batista, que já foi pároco de Tavares e atualmente coordena os trabalhos da Paróquia de São Pedro (Patos/PB).

No final da missa, foi feita a tradicional bênção da cidade com a Imagem de São Miguel Arcanjo, a mais antiga da Paróquia. A bênção foi dada na porta central de acesso à Igreja Matriz, com a oração de exorcismo.

A finalização da edição 2021 da Festa de São Miguel Arcanjo acontece nesta tarde e noite. A missa de encerramento será às 17h na Igreja Matriz e, logo depois, haverá mais uma bênção à cidade. Desta vez com as Imagens de São Miguel Arcanjo, São Gabriel e São Rafael, percorrendo as principais ruas em carro aberto. Em Tavares, as festividades tiveram início no último dia 19.


Blog do Aryel de Aquino

Tecnologia do Blogger.