A CASA DO ESTUDANTE DA PARAÍBA: uma instituição promotora de educação informal: Historiador natural de Santana dos Garrotes, Francisco Chaves lança livro em live

 


O professor Francisco Chaves, lança nesta sexta-feira (06), às 17h, o livro A CASA DO ESTUDANTE DA PARAÍBA: uma instituição promotora de educação informal.




Temática do livro marca algumas questões apresentadas importantes sobre a Casa do Estudante e a própria história da educação da Paraíba merecem uma leitura crítica e atenta, quais sejam: uma história narrada do interior para o litoral, invertendo o modelo dominante (do litoral para o interior); as experiências educacionais, culturais e cotidianas vivenciadas em suas cidades no interior; a chegada na capital, deparando-se com o desconhecido que assusta e atrai simultaneamente; a adoção de novas posturas dentro da Casa, adequando-se com as práticas controladora da instituição e, por fim, como se ensina e aprende naquele espaço de convivências, conflitos, conciliações e relações de moradia.



A Casa do Estudante da Paraíba-CEP, localizada na Rua da Areia, 567, Centro Histórico, João Pessoa-PB é um endereço bem conhecido pelos paraibanos de todas as mesorregiões do estado, especialmente pelos jovens do sertão que se dispusera a deixar suas famílias à procura de melhores condições de vida na capital/João Pessoa, por meio dos estudos. Em 2017, a CEP completara 80 anos de sua criação (criada no governo Argemiro de Figueiredo).

Em 12 de dezembro deste mesmo ano, o historiador filho de Santana dos Garrotes, Francisco Chaves Bezerra defendera sua tese de doutorado em educação, obtendo o sonhado título de doutor, discorrendo a respeito das experiências de aprendizagem na Casa.

O lançamento ocorre virtualmente, durante live na página do Instagram de Francisco Chaves, (@prof.franciscochaves), na próxima sexta feira, 06 de agosto de 2021, às 17h.

A Casa do Estudante da Paraíba (1963-1980): uma instituição promotora de educação informal, pela Editora Appris. Este resultado da mencionada tese.

Vale a pena conferir o lançamento da obra e boa leitura!!!

 

Blog do Ary Ramalho - com informações do historiador Francisco Chaves

Tecnologia do Blogger.