Povoado Jurema, em Tavares, é a primeira comunidade do Brasil beneficiada com sistema de tecnologia francesa para o tratamento de água para consumo

Os moradores do povoado Jurema, em Tavares, no Sertão da Paraíba, passaram a contar neste mês de julho com tratamento de água potável, a partir do sistema Desatron, de tecnologia francesa.

O Desatron trabalha somente com a pressão da água, o que faz funcionar um sistema de pistão, que injeta automaticamente doses de cloro dentro do líquido precioso antes de ser consumido.

O equipamento foi conseguido pela associação local João Paulo II, junto ao projeto Cooperar, do governo do Estado.

Em contato com o Blog do Aryel Aquino, o presidente da associação, Osman Gomes, adiantou que a Jurema foi à primeira comunidade rural do país a ser beneficiada com o sistema de tecnologia francesa e disse que, ao todo, 196 famílias estão desfrutando do benefício.

Osman ainda destacou que a ação levou dignidade para a comunidade e reforçou os agradecimentos ao governo do Estado por ter atendido o pleito.

“Queremos dizer ao governador João Azevêdo nosso muito obrigado por possibilitar uma política tão importante para uma comunidade tão isolada, mas que agora começa a fazer parte dos caminhos dos Paraíba”, frisou o presidente da João Paulo II.

Gerente na América do Sul da Dosatron Internacional, François Pequerul esteve no Povoado Jurema no último dia 14 – quando foi implantado o sistema – e detalhou como é o funcionamento:

“O sistema é extremamente simples e funciona sem eletricidade, somente com a pressão da água. O ponto de água inicial é o açude [Cachoeira Lisa] de Tavares que abastece um reservatório de 50 mil litros, e os dois dosatrons foram instalados na tubulação de entrada onde se faz o tratamento da água que vai para estocagem e, em seguida, abastecer a comunidade da Jurema, levando água para as torneiras de cada casa”, explicou François Pequerul.

Também acompanhou a instalação do equipamento o coordenador geral do projeto Cooperar, Omar Gama. Ele destacou a ação:

“É uma revolução porque não precisa de energia elétrica para funcionar. A empresa é francesa com experiência no mundo inteiro onde já fez esse trabalho na Índia, em toda a África e em vários países da América do Sul. Aqui na comunidade da Jurema é o primeiro implantado no Brasil”, ressaltou Omar Gama.

O secretário de agricultura de Tavares, Abel Manoel, também se fez presente no dia da entrega do equipamento e representou o prefeito, Genildo José (Coco). Abel parabenizou a Jurema pela conquista e acrescentou que o governo municipal tem dado todo apoio para que as comunidades rurais consigam pleitear subprojetos do Cooperar.

“É uma satisfação participar da inauguração de um grande sistema de tratamento de água, que é o 1º da Paraíba e do Brasil. Parabenizo a comunidade e a Associação por demandar o bem maior: a água. Também parabenizo o governador João Azevêdo e toda a equipe do projeto Cooperar”, ressaltou Abel.

Ainda acompanharam a atividade: o engenheiro Gilson Frade e José Benigno de Sousa Filho (Zé Filho), respectivamente, coordenador de licitações e aquisições e o gerente regional, com sede no município de Patos, do projeto Cooperar.

Texto: Aryel Aquino com informações do Secom-PB.

Imagem aérea: Pauliano Tomaz (Mimim) 


Tecnologia do Blogger.