Juiz da PB apresentará caso de atendimento por robô na Vara de Piancó em Encontro Nacional de Tecnologia

 

O Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação (Enastic) da Justiça Estadual, que acontece desde 2014, está em sua segunda edição online e promoverá, este ano debates sobre os desafios da transformação digital e como juntos podemos criar o futuro. Nesta edição, a realização do Enastic será em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. Serão três dias de programação, de 28 a 30 de abril, e o juiz Pedro Davi Vasconcelos, titular da 1ª Vara Mista da Comarca de Piancó, vai apresentar a palestra ‘Chatbot no Judiciário: Atendimento por robô’, às 10h50 do dia 28.

De acordo com a organização do evento, além do palco de conteúdos, haverá um ambiente de interação todo em 3D. As inscrições acontecem no site https://www.judiciarioexponencial.com/enasticje, de forma gratuita e podem participar advogados, servidores do Sistema de Justiça, Empresas Apoiadoras, estudantes, Startups e membros.

Desde setembro de 2020, a 1ª Vara da Comarca de Piancó utiliza o Chatbot para atendimento virtual de partes e advogados. Esse sistema foi criado pelo juiz Pedro Davi Alves Vasconcelos e trata-se de um sistema robotizado, em que as próprias partes protocolam suas demandas, que são registradas no sistema e podem ser acompanhadas por meio de um controle. Em seguida a unidade dá o retorno aos usuários, informando quais as providências estão sendo tomadas em relação àquela solicitação. 

Em 16 de fevereiro, o juiz Pedro Davi instituiu Portaria, com base nas resoluções do Conselho Nacional de Justiça e do Tribunal de Justiça da Paraíba, que criou e regulamentou o “Balcão Virtual da 1ª Vara Mista de Piancó” para viabilizar o atendimento eletrônico de partes e advogados enquanto persistir as restrições sanitárias decorrentes da pandemia do novo coronavírus.

A abertura será com o presidente do TJMA, desembargador Lourival de Jesus Serejo Sousa, que abordará o ‘Enastic Justiça Estadual: vamos juntos transformar o amanhã?’, momento em que trará a reflexão sobre um futuro que se constrói com colaboração, por isso nesta 8ª edição do Enastic da Justiça Estadual será debatido como transformar os desafios tecnológicos e de inovação, de hoje, em grandes oportunidades para um amanhã melhor para todos. 

Haverá, ainda, oficinas e treinamentos, que ocorrerão de forma simultânea, dia 29, das 15h às 17h, devendo o participante escolher uma entre as opções disponibilizadas. Serão: ‘Como a Cloudera pode ajudar na sua jornada de dados’; ‘Laboratório de Experiência Netskope’; ‘Sala de Crise LGPD’; ‘Alfabetização, Integração e Análise de dados’; ‘Acelerando a transformação digital com Buscas Avançadas do Elastic’ e ‘Oficina de Apresentações, utilizando o aplicativo Canva’.

Por Gabriella Guedes/Gecom-TJPB

Tecnologia do Blogger.