Padre Ronaldo testa positivo para Covid-19; fiéis estão orando por sua recuperação
Padre José Ronaldo, 55 anos, da Paróquia de Piancó, testou positivo para a Covid-19. O diagnóstico foi divulgado pelo padre nas redes sociais, em áudio, neste sábado (16). De acordo com as informações, padre Ronaldo está com sintomas leves, cumprindo quarentena em casa e seguindo todas as orientações médicas. Padre José Ronaldo pede que os fiéis se unam em oração pela sua recuperação.
Padre Ronaldo sempre seguiu todas as orientações e cuidados para se evitar contrair o novo coronavírus, e o uso da máscara era um dos seus principais cuidados. Ainda não se sabe como ele foi infectado. As pessoas próximas ao padre também ficaram em quarentena e farão o teste rápido para Covid-19.
Até sua recuperação, padre Ronaldo não receberá visitas nem atenderá ligações via celular, e as missas ficarão a cargo dos grupos de orações.
Arquidioceses e dioceses da Igreja Católica no Brasil divulgaram, desde o início da pandemia, uma lista de medidas preventivas para evitar possíveis contágios do novo coronavírus durante missas e celebrações.
Entre as recomendações, há cuidados para os fiéis e os celebrantes das missas.
Em nota divulgada pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Pastoral da Saúde destaca que é preciso primeiramente trabalhar a prevenção e divulgar, o máximo possível, informações importantes nas cartilhas da saúde sobre o vírus e as formas de contágio.
A CNBB explica que a responsabilidade de indicar as normas é de cada arquidiocese e diocese, que deve observar a realidade local e fazer suas recomendações. “Cabe, portanto, aos arcebispos e bispos orientarem seus sacerdotes, bem como aos fiéis observarem as regras de higiene compatíveis com o momento.”