Médico Carlinhos Soares é o primeiro a receber a vacina do coronavirus em Piancó

 


O médico José Carlos Soares (Dr. Carlinhos) de 55 anos, foi o primeiro a tomar a vacina CoronaVac contra a Covid-19, na cidade de Piancó, na  quarta-feira (20), às 18:00h. A ação foi na sede do SAMU, e dá início a campanha  de vacinação contra o novo coronavírus no município piancoense. Em seguida foram vacinados os profissionais da linha de frente que prestam serviços no SAMU regional. O sentimento de quem recebe a vacina CoronaVac é de esperança e de otimismo.
 
Dr. Carlinhos é natural da cidade de Santana dos Garrotes.

A primeira fase o Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, foi lançado na segunda-feira (18),  em diversos municípios do Brasil. 

O Município de Piancó recebeu 271 doses para ser aplicadas nos profissionais da saúde. A quota liberada equivale a 34% da quantidade total dos profissionais, que são 743 no Município.

Segundo informou o secretário de saúde Antonio Leite Neto, "Inicialmente serão vacinados médicos, enfermeiros e técnicos do SAMU, UPA, Hospital Regional e Hospital Covid, além da Equipe do Melhor em Casa que atua no Covid".

"Tão logo seja disponibilizada para os demais grupos, daremos publicidade", disse o secretário.

Dr. Carlinhos Soares foi o primeiro vacinado e no momento da vacina, foi lembrado que ele quase perdeu a vida para a Covid-19, há bem pouco tempo.

MonitoraCovid-1

O Comitê Interno de Monitoramento de Produtos Pós-Autorização para a Covid-19, formado por servidores de áreas técnicas estratégicas da Agência,  fará o acompanhamento dos dados de farmacovigilância, das vacinas. O objetivo  é identificar e facilitar o monitoramento dos eventos adversos, de forma a obter e dar respostas rápidas para aumentar a segurança da população.

Outro ponto a ser destacado é a integração dos sistemas VigiMed e e-SUS Notifica, que irá conferir maior robustez às análises de segurança e eficácia, bem como agilidade no envio das informações do monitoramento brasileiro à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Vale lembrar que a Anvisa estabeleceu uma articulação estratégica com o Programa Nacional de Imunizações (PNI) para a vigilância epidemiológica e sanitária dos eventos adversos pós-vacinação. Isso inclui ações para o monitoramento dos vacinados, processos de investigação epidemiológica, avaliação dos casos e classificação de causalidade, por exemplo. Em outras palavras, as ações do PNI representam um braço importante para as ações de farmacovigilância das vacinas no setor público. (pfarma)

oblogdepianco.com.br

 

Tecnologia do Blogger.