MP recomenda que sete municípios do Vale intensifiquem testagem de coronavírus

O Ministério Público da Paraíba, por meio da Promotoria de Defesa dos Direitos da Saúde de Itaporanga, recomendou, em ofício, que os prefeitos de Boa Ventura, Curral Velho, Diamante, Itaporanga, Pedra Branca, São José de Caiana e Serra Grande intensifiquem a realização de testes de coronavírus na população de suas respectivas localidades. Para isso, foi priorizado os casos de pacientes monitorados, suspeitos, grupos de riscos e os profissionais da saúde.
A recomendação foi emitida após ser constatado um baixo número de testagem nos dados enviados no último fim de semana, considerando que a Secretaria de Estado de Saúde assegurou a reposição de testes rápidos e ainda existem muitos que não foram utilizados.
Para comparar a proporção de exames realizados, a Promotoria mencionou a cidade de Piancó, que fica localizada na mesma região, como exemplo. O município, que tem uma população estimada em 16.047 habitantes, já realizou, até o dia 31 de maio, 394 testes; enquanto Itaporanga — que tem uma quantidade superior, de 24. 692 moradores — apenas 125, explicando assim a enorme diferença de casos confirmados.
A medida ressalta que a importância da intensificação é para que os municípios tenham um quadro melhor definido quanto à real e segura situação da pandemia e possam receber a melhor bandeira possível quando da flexibilização das atividades do setor do comércio e serviços anunciados pelo Governo do Estado no Decreto 40.288/20.
Fonte Diamante Online
Tecnologia do Blogger.