Pintura em estátua gera polêmica na cidade de Itaporanga

Uma pintura feita na estátua de Praxedes Pitanga, em Itaporanga, tem causado polêmica na cidade. A escultura, originalmente feita em pedra, foi pintada de amarelo durante uma revitalização realizada no município. Segundo moradores, a tinta usada foi de uma sobra que seria utilizada para pintar os meios-fios.
O resultado não agradou parte da população, que viu a iniciativa como falta de respeito.
Nas redes sociais, internautas se revoltaram com a nova aparência do monumento e comentaram o fato. "Sem necessidade fazer isso com a homenagem a um homem ilustre", escreveu um. “Ficou ridículo”, digitou outro. 
Para o advogado itaporanguense Paulo Cézar Conseva, a pintura foi um desrespeito com a história do município. Em uma nota publicada, ele afirmou que o ato é um “vilipêndio” à cultura itaporanguense.
“Simplesmente ridícula e de péssimo gosto a iniciativa, que tratou o patrimônio público municipal, exatamente o ícone de um dos mais elevados itaporanguenses, como se fosse a guia de concreto que demarca o caminho de veículos. Dr. Pitanga merece respeito. Nossa história merece cuidado”, escreveu.
Ele também pediu para a administração restaure a escultura e deixe-a da forma original para que haja tratamento adequado à estátua do Dr. Pitanga.
Diante da polêmica, o ouvidor do município falou, por meio de um áudio, sobre o caso e afirmou que a cor não pode permanecer essa. De acordo com ele, a administração municipal não autorizou ou ordenou essa pintura amarelada e afirmou que entrará em contato com o construtor responsável para saber qual finalidade dará à estrutura.
Quem foi Praxedes Pitanga
Praxedes da Silva Pitanga (1896 | 1991) foi uma importante figura para a construção do município itaporanguense. Promotor de Justiça e advogado, ele se elegeu prefeito e transformou a antiga Misericórdia (nome da então vila) na atual Itaporanga.
Fonte Diamante Online
Tecnologia do Blogger.