Prefeitura realiza entrega de próteses dentárias para pacientes atendidos em Santana dos Garrotes


A Prefeitura de Santana dos Garrotes através da Secretaria Municipal de Saúde entregou próteses dentárias devolvendo o sorriso de vários cidadãos santanenses. Neste sexta-feira (06) foram entregues 50 próteses totais e parciais foram entregues, devolvendo funções de mastigação, fala, sorriso e uma melhor qualidade de vida para a população.

O agendamento para as próteses é feito pelos cirurgiões dentistas da UBS Deuzalina Leite através de uma agenda, mais uma inovação da gestão a fim de facilitar a comunicação e marcação dos pacientes pelo dentista.

Para a secretária de Saúde, Vilany Batista, que esteve acompanhando o trabalho dos profissionais o programa está desenvolvendo uma parte extremamente importante da saúde municipal-o sorriso. “É poder ter de volta a liberdade de realizar essas atividades simples, não tem comparação. É um resgate da qualidade de vida e da autoestima dos nossos usuários”, disse a secretária.

O serviço próteses dentárias grátis passou a ser oferecido no município através da política Nacional de Saúde Bucal - Brasil Sorridente. O Município de Santana dos Garrotes foi credenciado para um Laboratório Regional de Prótese Dentária - LRPD, para realizar uma produção de 20 a 50 próteses ao mês. Hoje o município dispõe o serviço na sede do município Santana dos Garrotes.

Os laboratórios fazem parte do Programa Brasil Sorridente, uma iniciativa inédita do Governo Federal para oferecer saúde bucal de qualidade para a população. Até 2003, praticamente não havia oferta de próteses odontológicas no Sistema Único de Saúde (SUS). Com a criação destes laboratórios, a rede pública de saúde passou a ofertar o serviço reabilitador.

Diante da demanda pelo serviço reabilitador protético e na perspectiva da assistência integral em saúde bucal, o Ministério da Saúde passou a financiar, desde 2005, o credenciamento de Laboratório Regional de Prótese Dentária. O LRPD é um estabelecimento que realiza o serviço de prótese dentária total, prótese dentária parcial removível e/ou próteses coronárias intra-radiculares, e próteses fixas.

Por Ary Ramalho






Tecnologia do Blogger.