Secretaria de Saúde de Nova Olinda inicia programa de combate ao tabagismo nas Unidades Básicas de Saúde

A Prefeitura Municipal de Nova Olinda através da Secretaria de Saúde iniciou nas unidades básicas de saúde o Programa de Combate ao Tabagismo.

Para desenvolver esse programa foi realizado no mês de maio, na cidade de João Pessoa um treinamento e habilitação do nosso município no Programa Federal de Combate ao Tabagismo, onde participaram a coordenadora do NASF Elisângela Maria da Silva e a fonoaudióloga Maraíza Dantas Ferreira de Albuquerque.   

Foi formado um grupo em cada unidade de saúde. As datas para início dos grupos foram agendadas nas unidades de saúde para a primeira semana de julho e a busca-ativa dos usuários foram realizadas pelos agentes de saúde. 

A equipe Nasf-AB está responsável por coordenar e serem facilitadores das equipes de saúde na condução desses grupos e os encontros serão quinzenais num período de 04 meses. Os participantes passarão por avaliação clínica com enfermeiros e médicos e de acordo com cada avaliação individual serão disponibilizados medicamentos para uma melhor eficiência no tratamento, se necessário. Eles também terão acompanhamento terapêutico pela psicóloga e acompanhamento com outros profissionais da saúde.

Segundo a secretária de saúde Dayse Duarte da Silva Bezerra “O objetivo é reduzir o número de fumantes de nosso município, reduzir as doenças causadas pelo uso continuo do cigarro, tanto para o usuário como para quem convive com eles. E diante mão já aviso a todos que possam ter o interesse em participar que novos grupos serão formados a cada 04 (quatro) meses, então quem tiver interesse pode dar seu nome para seu agente comunitário.”

Para a coordenadora Elisangela Maria da Silva “é seguindo um modelo de ações educativas de comunicação de atenção à saúde que poderemos promover para esses usuários a oportunidade de parar de fumar além de todos os benefícios que a ausência desse vício irá trazer para a vida deles."

Para o prefeito Diogo Richelle Rosas, “São ações como essa que a nossa equipe desenvolve que impacta diretamente a vida da nossa população. Eu, na condição de prefeito dessa cidade, vou sempre dar o apoio necessário para as secretarias desenvolverem suas atividades.”

Ascom




Tecnologia do Blogger.