Profissionais da Atenção Básica de Saúde de Santana dos Garrotes participam de qualificação do Telessaúde


Servidores da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Santana dos Garrotes participaram essa semana, da qualificação do Programa Telessaúde, do Ministério da Saúde.

Entre os municípios que compõem o Núcleo do Rio Grande Norte, o município de Santana dos Garrotes recebeu por conta da organização e referência na atenção Básica, à capacitação para utilização dos serviços oferecidos pelo programa. O objetivo foi apresentar cada serviço, individualmente, para os trabalhadores e capacitá-los para sua utilização.

Como o nome sugere, o Telessaúde é um serviço de tele- consultoria onde o trabalhador precisa realizar um cadastro e, depois de realizado, ele pode acionar a Secretaria de Saúde do Estado para poder esclarecer dúvidas sobre processo de trabalho, duvidas clínicas, e quaisquer apoio ou respaldo da Secretaria, ou do Ministério da Saúde, tornando a Atenção Básica de Saúde do município mais resolutiva possível. Um dos principais objetivos do programa é evitar o encaminhamento desnecessário dos pacientes para média e alta complexidade, melhorando a qualidade do atendimento. Com um computador, câmera e conexão à internet, os profissionais da saúde poderão tirar dúvidas, promover a reciclagem de conhecimentos e buscar uma segunda opinião sobre diagnósticos e procedimentos.

A secretária de Saúde do município, Vilany Batista, explica que, como todo o fluxo de informações do programa é online, cada profissional poderá encaminhar suas dúvidas ou ter acesso às respostas e até mesmo à biblioteca virtual da saúde, de qualquer computador com acesso à internet. O serviço é gratuito e dá suporte a todos os profissionais como dentistas e auxiliares de saúde bucal, agentes de saúde e agentes de endemias, profissionais do NASF, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Por Ary Ramalho




Tecnologia do Blogger.