Banhistas deixam lixo espalhado às margens do Açude Queimadas, em Santana dos Garrotes



O Açude Queimadas, no município de Santana dos Garrotes, com capacidade de armazenar 15.625.338m³, está com 7.838.055m³ (50,16%) de sua capacidade hídrica, com as chuvas que caíram esse ano na região. Os dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).

Nos últimos dias é grande o número de pessoas que vão tomar banho naquele manancial público. Porém, alguns banhistas ignorantes e mal educados, soltam seus detritos a céu aberto, provocando a poluição tão indesejada por pessoas educadas e pelos órgãos ambientais.

O lixo plástico é considerado um dos maiores vilões do meio ambiente. É composto geralmente pelas sacolas plásticas e garrafas pet que levam centenas de anos para se decompor e degradam o ambiente de forma tão intensa.

Durante essa semana, pessoas naturais de Santana dos Garrotes, mas que residem no estado de Mato Grosso estiveram visitando o manancial constataram (VER FOTOS) várias sacolas plásticas, garrafas pet entre outros, gerando assim prejuízos ao meio ambiente e a população santanense, que consume a água do açude.

Os visitantes/turistas de Mato Grosso foram generosos e fizeram uma limpeza no local, assim dando exemplo aos demais que fizeram a sujeira ou pretendem ir visitar o açude.
A gestão municipal pede a colaboração dos banhistas que não jogue os detritos a céu aberto e mantenha sempre o ambiente limpo.

Por Ary Ramalho
Fotos: Sônia Florentino
Tecnologia do Blogger.