Em alusão ao Novembro Azul, Secretaria de Saúde de Nova Olinda realiza evento voltado ao cuidado com o homem


No último sábado, dia 24 de novembro, a Prefeitura de Nova Olinda, através da Secretaria de Saúde realizou um grande evento em praça pública. Foram vários serviços ofertados como agendamentos de exames de PSA, realização de testes rápidos, exames de vista para a população, atendimento com equipe multidisciplinar do NASF-AB, palestra com médico urologista, Eliseu de Melo Neto, dentre outros, para intensificar a campanha do NOVEMBRO AZUL, ressaltando a preocupação que a atual gestão tem com a prevenção e promoção da saúde do homem no município.

Sabemos que o foco maior na campanha do mês de Novembro acaba sendo a prevenção ao câncer de próstata. Porém, nosso objetivo vai muito mais além. Para a secretária de saúde, Dayse Bezerra, queremos cuidar dos nossos homens por completo. Queremos que eles entendam que os serviços de saúde também é deles, que nós também trabalhamos para eles e por eles.

“A prevenção e promoção da saúde deve abranger a família por completo, sem nenhuma exceção. Por isso, trouxemos o médico Urologista Dr. Eliseu, médico extremamente capacitado que nos trouxe muito mais que uma palestra, foi uma conversa aberta e descontraída sobre todas principais doenças que levam a morte de tantos homens todos os anos. Lembrando ainda que o Dr. Eliseu retornará ao nosso município para realização das consultas especializadas. Com isso, esperamos que com todas essas informações nossos homens tenham aprendido não só sobre o câncer de próstata e o exame de toque, mas também sobre a importância de se cuidar em todas as áreas de sua vida. A prevenção sempre será a melhor decisão!”, ressaltou a secretária Dayse Bezerra.

Foram realizados testes rápidos (HIV, SIFILIS, HEPATITE B e HEPATITE C) com equipe de enfermeiras das unidades e do posto de coleta laboratorial do município, aferição da P.A. com a equipe do SAMU-192, orientações sobre postura corporal, nutrição, fonoaudiologia, psicologia e direitos dos usuários com a equipe do NASF-AB, entrega de preservativos e lubrificantes, agendamentos dos exames de PSA e ainda durante todo o dia foram realizados exames de vista gratuitos para toda a população.

Como forma de entretenimento para a população teve ainda música ao vivo, sorteio de brindes entre os homens e lanche para todos. Como também pula-pula, pipocas e pirulitos para as crianças.

“Nosso município, mesmo sendo pequeno e com orçamento cada vez mais restrito, continuará crescendo e avançando. A Prefeitura municipal investe anualmente na saúde de 18% a 20% de seus recursos próprios, onde a obrigatoriedade se limita a apenas 15%. Temos informatizado nossa saúde, reequipamos nossas Unidades Básicas de Saúde, adquirimos uma ambulância nova para transferências, uma VTR nova para nossa base do SAMU-192 e ainda conseguimos manter plantões 24hrs nos finais de semana com equipe completa em nossa Unidade Mista. E esses são apenas algumas de nossas conquistas durante nossa gestão. Com isso, reafirmamos que a prefeitura municipal continuará fazendo o que for preciso para atender a todos. Parabenizo a secretaria de saúde e todos os envolvidos nesse evento pelo sucesso alcançado”, pontou o prefeito Diogo Rosas.

“Só tenho a agradecer a todos os funcionários da saúde que lá estiveram presentes pelo empenho e dedicação na realização deste evento (coordenadores, agentes de saúde, equipes dos PSF’s, equipes da unidade mista, etc) como também a todos aqueles que não estão ligados diretamente a esta secretaria, mas que se dispuseram a ajudar em tudo que foi preciso. Sem esquecer também dos que patrocinaram os brindes do sorteio. Graças ao empenho de todos alcançamos um número de homens para a prevenção muito maior do que o esperado. Obrigada!”, finalizou a Sec. de Saúde, Dayse Bezerra.

Ascom




















Tecnologia do Blogger.