Mutirão leva 15 pacientes de Santana dos Garrotes para realizar cirurgia de catarata




Na tarde desta terça-feira, dia 14, a Prefeitura de Santana dos Garrotes, através da Secretaria municipal de Saúde, em parceria com o governo do estado realizou um mutirão para realizar cirurgias de catarata em munícipes que aguardavam pelo atendimento.

Ao todo, 15 pacientes foram levados para o Hospital Regional Wenceslau Lopes, em Piancó, para realizar o procedimento oftalmológico. Os pacientes e seus acompanhantes foram levados com transportes custeados pela prefeitura.

A secretária de Saúde de Santana dos Garrotes, Vilany Batista, afirma que o mutirão é um esforço da prefeitura na busca por melhor qualidade de vida para a população. “Temos certeza que estamos cuidando da melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade e ficamos felizes muito felizes com esse mutirão de cirurgia de catarata. Olha a Saúde de Santana! Visão melhor para todos. Obrigada Jesus! e ao Prefeito que só quer o bem do povo de Santana. Estou extremamente feliz por contribuir um pouco para nosso povo”, ressaltou ela.

A doença

Catarata é uma doença que causa perda parcial ou total da visão devido a opacidade do cristalino, a lente natural dos olhos. Para pessoa que têm a doença, a visão fica ‘nublada’, como se olhassem para uma janela embaçada. Com isso, tarefas como ler, dirigir ou até mesmo interpretar a expressão de outras pessoa pode ficar mais difícil. A cirurgia de catarata é um procedimento rápido, levando entre 15 e 30 minutos. Além disso, o paciente vai para casa no mesmo dia.

Por Ary Ramalho 


Tecnologia do Blogger.