Unidades Básicas de Saúde de Santana dos Garrotes iniciam ações de conscientização do Outubro Rosa



Um mês dedicado à saúde preventiva da mulher. O movimento mundial do Outubro Rosa tem por objetivo conscientizar o público feminino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. Para chamar a atenção para a temática, as unidades básicas de saúde de Santana dos Garrotes estão com a programação especial neste mês. Exames gratuitos, palestras, atividades recreativas e muita informação marcam o cronograma.

Na UBS do distrito Pitombeira de Dentro, a abertura das ações dedicadas ao mês rosa aconteceu na quinta-feira, dia 11, com palestra sobre a saúde preventiva da mulher, orientando sobre a relevância de manter os exames em dia e marcação. As atividades foram realizadas por Kátia (Enfermeira) e Drª Bárbara (médica).

Nesta terça-feira, 16, na UBS Deuzalina Leite, as atividades tiveram início às 8h, um café da manhã, agendamento e coleta do Papanicolau, sorteios de brindes, palestras preventivas, solicitação de mamografia, orientação e a conscientização sobre a importância do autoexame da mama, além de levar informações para que as mulheres estejam sempre atentas a qualquer sinal suspeito e busquem atendimento médico.

As Profissionais que atuaram, foram Jéssica (Fisioterapeuta), Irismar (Enfermeira), Ellen (Educadora Física), Nathalia (Nutricionista), Yuselys Perez (Médica) e Clérida Virgínia (Psicóloga), além dos Agentes e técnicos de enfermagem e saúde bucal. Todos profissionais do Nasf, da UBS Deuzalina Leite.

Na próxima sexta-feira, 19, a UBS do distrito Serra Branca atenderá as mulheres da localidade com palestra e orientações sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de colo do útero.

Na quarta-feira, dia 24, o atendimento será no Posto de Saúde, Maria Ana de Jesus, com o dia “D”, com uma grande programação.

De acordo com a secretária da Saúde, Vilany batista, atividades como essas reforçam a importância dos cuidados a serem tomados no dia-a-dia. “O autoexame e a consulta regular com um médico devem ser tratados sempre como prioridade. Isso por que, quanto mais cedo o diagnóstico de uma doença, maior a chance da eficácia no tratamento”, explicou ela.

Por Ary Ramalho











Tecnologia do Blogger.