Devota de São Cosme e Damião promove festa para mais de 200 crianças em Catingueira

Na última quinta-feira, 27 de setembro, foi comemorado o dia de São Cosme e Damião. Nesta data, existe o hábito de dar doces e brinquedos como forma de celebrar a alegria e inocência das crianças. Em Catingueira, a devota Tâmara Maria comemora o dia com uma grande festa para centenas de crianças.
Tâmara é devota de São Cosme e Damião, e realiza a festa há mais de 20 anos na cidade. Desde o início dos anos 2.000, quando se mudou da Bahia para Catingueira com o então prefeito João Felix de Souza (Dão de Candú), Tâmara distribui doces para as crianças. Ela relatou que no início saia nas ruas com uma bacia cheia de doces entregando as crianças, mas com o passar dos anos e com muitas graças alcançadas, a pequena entrega de doces que era realizada numa bacia tomou proporções maiores, a ponto dela além de distribuir doces, oferecer lanches, brinquedos e até parques durante as comemorações.
A cada ano que se passa as comemorações tomam proporções maiores. Tâmara afirmou que no início realizava tudo sozinha com recursos próprios, mas completou dizendo que as comemorações tomou essa proporção graças a doações de diversos catingueirenses que se sensibilizaram com o trabalho desenvolvido, ajudando centenas de crianças, a maioria delas de condições humildes.
As comemorações acontecem na sua própria residência. Além de muitos doces e comida, as crianças receberam brindes e brincaram a noite inteira em três parques que estavam instalados ao lado da festa. Tâmara falou que além das doações, também recebe a ajuda de diversas pessoas para organizar a festa, tudo de forma voluntária.
Portal Catingueira
Tecnologia do Blogger.