Testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites continua disponíveis nas Unidades de Saúde em Santana dos Garrotes


O município de Santana dos Garrotes, através da Secretaria de Saúde continua disponibilizando os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites para a população. Os testes são feitos, gratuitamente, em todas as unidades de saúde.

O mês passado aconteceu a campanha dos testes, e a secretaria de saúde ainda continua.

A Secretária de Saúde, Vilany Batista, estamos atendendo as pessoas que procurarão as unidades de saúde para realizar os testes. “É muito importante pra população que vá fazer esses testes. Realizamos esse trabalho nos Postos de Saúde da cidade”, ressaltou ela.

O objetivo é diagnosticar e tratar essas doenças de forma precoce.

O que é o teste rápido

Por ser portátil, o teste é facilmente executado em locais remotos, como para populações indígenas e quilombolas. Também devem ser organizadas ações em locais públicos para atender moradores de rua, usuários de drogas e profissionais do sexo.

O teste rápido é um tipo de exame que utilizando apenas uma gota de sangue do paciente permite a detecção de doenças como HIV, sífilis, hepatites dos tipos B e C. É um método prático e ágil, que vem sendo utilizado no país há mais de 10 anos. Esse método possibilita ao paciente, em menos de meia hora, ter acesso aos resultados e receber o encaminhamento necessário de acordo com sua situação.

Por Ary Ramalho

Tecnologia do Blogger.