Câncer é a principal causa de morte em Coremas, Serra Grande e mais 13 cidades

O câncer já se tornou a principal causa de morte em 15 municípios paraibanos, de acordo com o Observatório de Oncologia, que analisou o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) referente ao ano de 2015. O município com maior concentração de mortes por câncer, total de 45%, é Serra Grande, no Sertão do Estado.
A doença avança a cada ano, de acordo com o Conselho Federal de Medicina (FCM). Em pouco mais de uma década, as neoplasias devem ser as responsáveis pela maioria dos óbitos no Brasil, caso o avanço seja mantido.
“O aumento da mortalidade pela doença aqui está relacionado, também, às dificuldades enfrentadas pelo paciente para o diagnóstico e para o acesso ao tratamento. Diversos tipos de câncer são preveníveis e outros têm seu risco de morte significativamente reduzido quando diagnosticado precocemente. Nosso objetivo é alertar e engajar os múltiplos atores a somarem esforços no combate ao câncer”, destacou a coordenadora do movimento e presidente e da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE), Merula Steagall.
Confira os municípios paraibanos onde o câncer é a principal causa de morte:
Poço de José de Moura (31%);
Marizópolis (19%);
Vieirópolis (28%);
São Francisco (29%);
São Sebastião do Umbuzeiro (33%);
São José de Espinharas (33%);
Mato Grosso (33%);
Nova Palmeira (22%);
Serra Grande (45%);
Sossego (25%);
Carrapateira (31%);
Lastro (23%);
Areia de Baraúnas (43%);
Coremas (23%);
São João do Cariri (28%).

Ary Ramalho - com Assessoria
Tecnologia do Blogger.