Alunos participam de Conferência Municipal sobre Meio Ambiente, em Nova Olinda


A Escola Municipal Genésio Pinto Ramalho, da cidade de Nova Olinda deu início, nesta terça-feira, 10, no auditório da escola, à primeira etapa da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). 

A Conferência, que traz a temática “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”, envolve toda a comunidade escolar, na qual estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável.

Organizado professores e direção Escola Genésio Pinto Ramalho e sob a coordenação da conferência, professora de ciências, Francimária Florentino de Souza.

A etapa escolar da Conferência aprofunda o debate sobre a preservação da água e recursos naturais. A instituição reuniu aproximadamente 170 crianças e adolescentes e adultos do 6º a 9º anos.






Este processo da etapa escolar busca promover a reflexão e o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, na escola e seu entorno. Foram debatidas propostas para montar projeto de ação para se enviado à comissão estadual.

A intenção da equipe escolar é ser contemplado à etapa estadual, no mês de maio de 2018.

No ano 2013, a escola conseguiu ter representantes tanto na etapa estadual quanto nacional. A conferência foi momento marcante na vida estudantil, onde duas jovens novolindenses, bem como a comunidade escolar.

CNIJMA

Esta etapa da conferencia em todas as escolas participantes, devendo ser realizadas até 14 de abril de 2018. Fica a critério de cada escola a duração e a programação, desde que obedecidos os princípios e critérios estabelecidos no Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na Escola.

Cronograma

Conferência na Escola – Até 14 de abril de 2018 (Aqui a escola dará o primeiro passo participar da V (CNIJMA)

Conferência municipal – Esta é uma etapa opcional e será definida pela Comissão Organizadora Estadual (COE)

Conferência estadual – Até 9 de maio de 2018 (Fique por dentro da programação no seu estado)
Conferência nacional – 15 a 19 de junho de 2018 (Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas)

Por Ary Ramalho

Tecnologia do Blogger.