Coluna Prestes lança documentário em João Pessoa

Coluna Prestes lança documentário em João Pessoa
Uma das personalidades políticas mais influentes no país durante o século XX, Luiz Carlos Prestes, teve sua trajetória idealizada em um documentário que será lançado nesta quinta-feira (11), às 16h, na Academia Paraibana de Letras (APL), localizada no Centro Histórico de João Pessoa.
A obra faz parte de uma das ação que estão sendo realizadas por uma comissão formada por historiadores, agentes turísticos e jornalistas que tem o objetivo de difundir a Coluna Preste na Paraíba.
De acordo com o articulista do projeto, Salviano Leite, dez cidade paraibanas serão visitadas entre os meses de Março e Julho deste ano. A finalidade é implatar o projeto proposto de sustentabilidade para o Turismo, Cultura e Meio Ambiente.“O projeto vai aproveitar a trilha feita por Prestes e colocar placas em cada município”, explicou.
Salvino ainda destacou que no mês de Março será lançado o selo e um livro do historiador e escritor, Francisco de Assis Melo, sobre Prestes.
Entenda:
A Coluna Prestes foi um movimento político-militar brasileiro existente entre 1925 e 1927 e ligado ao tenentismo de insatisfação com a República Velha, exigência do voto secreto, defesa do ensino público e a obrigatoriedade do ensino primário para toda a população.
O movimento contou com lideranças das mais diversas correntes políticas, mas sua maior parte era composta por capitães e tenentes da classe média, originando-se daí o ideal do "Soldado Cidadão". Deslocou-se pelo interior do país pregando reformas políticas e sociais e combatendo o governo do então presidente Artur Bernardes e, posteriormente, de Washington Luís.
Em sua marcha pelo Brasil, os integrantes da Coluna Prestes denunciavam a pobreza da população e a exploração das camadas mais pobres pelos líderes políticos. Sob o comando principal de Luís Carlos Prestes (chefe de estado-maior), a Coluna Prestes enfrentou as tropas regulares do Exército ao lado de forças policiais de vários estados, além de tropas de jagunços, estimulados por promessas oficiais de anistia.

Wscom
Tecnologia do Blogger.