Prevenção do câncer de próstata é tema de palestra, em Santana dos Garrotes

Desde o início da semana palestras estão sendo realizadas pela a secretaria de saúde de Santana dos Garrotes, iniciando na Unidade Básica de Saúde, Deuzalina Francelino Leite (Deuzinha) na cidade, que reforçou as ações do mês do “Novembro Azul”, que tem como objetivo conscientizar o público sobre a importância da prevenção, além dos cuidados com a saúde masculina.

O médico Eduardo Batista, realizou palestras nesta sexta-feira, 17/11, com homens dos distritos Palestina e Serra Branca, que abordou várias questões relativas à saúde do homem, integrando as atividades da campanha “Novembro Azul” realizada pela Secretaria de Saúde de Santana dos Garrotes.

Dr. Eduardo reforçou ainda os fatores que podem levar ao desenvolvimento do câncer e da importância de atividades físicas, além de incentivá-los a procurar ajuda nas unidades de saúde. ‘‘Hoje em dia ainda tem sido muito tabu em relação ao homem de procurar um serviço de saúde para estar se prevenindo, é importante essa conscientização para prevenir mais doenças e ter uma qualidade de vida maior’’, afirma.

Drº Eduardo ainda falou sobre outros fatores que acometem o homem, como infarto, suicídio entre outros.

Vilany Batista, secretária de saúde, destacou a importância de projetos como esse sobre o Novembro Azul. “Aproveitamos esse período para proporcionar esse momento especial para que eles possam perceber o nosso carinho e cuidado com eles, porque, a partir disso, eles têm uma consciência de que o homem que se cuida, não perde o melhor da vida”, ressaltou Vilany.

O encontro contou com a participação de dezenas de homens que interagiram a todo o momento com o palestrante. No início da semana, houve palestra na Unidade Básica de Saúde, Deuzalina Francelino Leite(Santana) e nesta sexta-feira, 17, nas Unidades de Saúde de Palestina, às 9h, e em Serra Branca, às 10:30.

Na próxima semana haverá eventos voltados para a saúde do homem.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra (canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis). A maioria dos cânceres de próstata não causam sintomas até que atinjam um tamanho considerável. Por isso é recomendado que se faça exames anualmente para identificar o aparecimento de alterações logo no início, fazendo um diagnóstico precoce e assim poder rastrear o câncer.








Por Ary Ramalho
Tecnologia do Blogger.