Prefeitura de Santana dos Garrotes através da Secretaria de Saúde realizará vacinação para meninas e meninos contra o HPV



Ascom

A Prefeitura Municipal de Santana dos Garrotes através da Secretaria de Saúde realizará ainda nesta semana vacinação contra o HPV na rede de ensino do município. Com o objetivo de atingir meninas que ainda não iniciaram a vida sexual, a vacinação contra o HPV será feita mediante a autorização dos pais e é gratuita. O foco está em meninas com idade de 9 a 15 anos e meninos de 11 a 14 anos.

A vacina é de extrema importância por poder prevenir o câncer de colo do útero, ou no pênis, no caso de infecção em meninos. A campanha será realizada nas escolas municipais, estaduais e particulares a partir do dia 12/07. A coordenadora de vacinação, Maria José, incentiva os pais para que se conheçam os benefícios dessa campanha e autorizem seus filhos da faixa etária da campanha a participarem, pois a vacina é segura, com quase nenhuma possibilidade de contraindicação e previne em longo prazo uma doença grave como o câncer.

Saiba mais!

O HPV (papilomavírus humano) é o nome que se dá a um grupo formado por mais de cem tipos diferentes de vírus. Quando o paciente está infectado apresenta verrugas na pele, e nas regiões oral (lábios, boca, cordas vocais, etc.), anal, genital e da uretra.

As verrugas são a principal característica da doença e podem causar de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero e do pênis. Como também podem apresentar um baixo risco quando apresentam sintomas da doença, mais não estão relacionadas ao aparecimento de câncer.

A transmissão ocorre em quase 100% dos casos pelas relações sexuais, mas também podem acontecer de mãe para o feto ou por contato com objetos infectados.

Tecnologia do Blogger.