Prefeito de Santana dos Garrotes participa de encontro sobre capacitação e desenvolvimento sustentável no TCE-PB

(AR) - Ascom

O prefeito de Santana dos Garrotes, José Paulo Filho (PSB) participou, na manhã da última sexta-feira (24), no Auditório Celso Furtado, do Centro Cultural Ariano Suassuna, da discussão de questões relacionadas ao planejamento orçamentário e ao desenvolvimento sustentável das cidades, promovida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB).

Ao destacar o estímulo para que busquem resultados favoráveis à população, por meio das políticas públicas prioritárias nos seus municípios, prefeitos presentes nesta sexta-feira (24) ao “Encontro Sobre Planejamento Orçamentário e Desenvolvimento Sustentável”, enalteceram a oportunidade de receberem orientações técnicas do TCE para além do cumprimento de normas de transparência e de responsabilidade fiscal.


Na opinião do prefeito, José Paulo, a iniciativa “aproxima o TCE dos gestores” principalmente “num momento em que os municípios enfrentam enormes dificuldades, como queda de arrecadação, em razão da crise econômica no país”.

A iniciativa do TCE de focar no acompanhamento, em tempo real, da gestão pública, “demonstra que o Tribunal busca hoje fortalecer e consolidar uma missão muito mais pedagógica, de orientação, do que punitiva. E isto é muito bom para todos, para o TCE, e para os gestores”, disse ele.

O ENCONTRO – Organizado pela Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (Ecosil), organismo sob coordenação do conselheiro Marcos Costa, o evento teve palestras do conselheiro Fernando Catão (A Responsabilidade dos Agentes Públicos na Elaboração dos Instrumentos de Planejamento), da procuradora Sheyla Barreto Braga de Queiroz (Visão do Ministério Público de Contas Acerca dos Instrumentos de Planejamento) e da auditora de contas Públicas Adriana Falcão do Rego (Contribuição das Auditorias Operacionais para o Planejamento da Gestão e da Boa Governança).

Tecnologia do Blogger.