Governo do Estado manda fechar 17 escolas no Vale do Piancó

Sem se importar com as consequências  Ricardo Coutinho manda fechar 17 escolas no Vale do Piancó e a sociedade se revolta e diz está indignada com a carrasca decisão do governador.

Por esta razão; alunos, pais de alunos, professores, vereadores e membros da sociedade realizaram na tarde de hoje um manifesto pelas ruas da cidade e um abaixo assinado denunciando a decisão do governador em fechar as escolas do município.


Como se já não bastasse as agruras vividas pelos sertanejos e o ‘abandono’ por parte do governo estadual (ao Sertão), desta feita, escolas estão sendo fechadas no Vale do Piancó pondo um fim na história destes educandários com mais de meio século de funcionamento.

De acordo com informações extraoficiais da 7ª Gerência Regional de Ensino (Itaporanga) a causa destes fechamentos de escolas no Vale do Piancó e outras regiões (que ela prefere chamar de reordenação) deve-se ao baixo numero de alunos matriculados e também a contenção de despesas para o estado, oras… (    ).

E como fica os prestadores de serviços, que há mais de vinte anos prestam atividades nestas escolas, vez quê, a prioridade de vagas serão preenchidas pelos funcionários efetivos que tiveram suas escolas fechadas? É muita maldade e descompromisso com o funcionário sertanejo.

Em Piancó, de forma verbal; como informa a secretária do ENESA – Escola Normal Estadual Santo Antonio Edileusa Rufino a comunicação do fechamento da escola por parte da 7ª Região se deu de forma inusitada; primeiro foi dito que a escola seria fechada por não está funcionando com numero regular de alunos matriculados, depois foi anunciado  a unificação desta escola com a Escola Beatriz Loureiro Lopes, fato este que revoltou pais, alunos, funcionários e autoridades local.

Quanto a Escola Maria Nazaré Remígio (antiga Brasil Oiticica) com mais de meio século de funcionamento, que já se encontra oficialmente ‘fechada’ desde o dia 29/11 tem causado desolação e revolta em pais de alunos, professores e funcionários. “Nós que compomos o quadro de funcionários desta escola registramos neste depoimento o nosso repudio ao governador pelo fechamento da nossa escola, pois nos últimos quatro anos dividimos boa parte do nosso salário para ajudar a manter a escola”.


Termino esta matéria como parte do manifesto, citando Darcy Ribeiro que disse: “Se os governadores não construírem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construir presídios,” 1982.

PiancoInFico
Tecnologia do Blogger.