Campus universitário da UEPB deverá ser implantado em Piancó

Campus universitário da UEPB deverá ser implantado em PiancóO governador Ricardo Coutinho se reuniu, nesta quarta-feira (28), na Granja Santana, com o reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Rangel Júnior, para discutir parcerias para implantação de um campus universitário na cidade de Piancó, localizada a 395 km de João Pessoa. Também participaram da reunião o prefeito do município, Sales Lima, e o deputado federal Efraim Filho.

Na ocasião, Ricardo enfatizou a importância da descentralização dos polos de educação de ensino superior para beneficiar os estudantes que residem longe dos grandes centros educacionais. “Essa é uma demanda antiga que viemos discutindo e o objetivo é que a prefeitura entre com uma contrapartida. Temos escolas estaduais que poderão servir para as futuras instalações agregados aos trabalhos já existentes, mas para isso vamos estudar a demanda para os cursos apropriados, sejam eles presenciais ou até mesmo à distância. Faremos tudo de maneira sustentável e equilibrada”, observou Ricardo.
O governador ressaltou ainda o atual momento vivido pelo sistema educacional no país. “Hoje em dia o ensino está bastante evoluído e temos que nos adaptar a tudo. Temos que otimizar os espaços das escolas e fazer um levantamento do que vamos precisar no corpo técnico-administrativo, equipamentos e instalações”, pontuou.
O reitor da UEPB, Rangel Júnior, destacou que a instituição vem trabalhando com a perspectiva de expansão das unidades. “Ontem aprovamos a construção do Campus durante uma reunião do Conselho Universitário, que foi debate para o Plano de Desenvolvimento Institucional da UEPB. Incluímos metas a serem seguidas e viemos apresentá-las ao governador que as acatou. Vamos estudar a região para garantir recursos e manutenção viáveis dos cursos”, informou. Ainda ficou acordado que, nos próximos dias, a prefeitura de Piancó, em parceria com a UEPB, definirá todos os estudos técnicos para que voltem a ser avaliados pelo Conselho Universitário.
O deputado federal Efraim Filho avaliou o encontro como positivo para os estudantes e professores do Vale do Piancó. “É um sonho da comunidade que se viabiliza, através de uma decisão muito convicta do governador e UEPB para pensar o futuro da região. A partir de agora, o governo vai inserir esta demanda em seu projeto de desenvolvimento começando a pensar a estrutura física, definição de cursos, parcerias institucionais por meio de uma gestão integrada e compartilhada. Em Brasília, também vou tentar buscar recursos federais para viabilizar a construção o mais breve possível do campus”, afirmou.
Atualmente a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem campus em oito cidades: Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Catolé do Rocha, Lagoa Seca, Monteiro, Patos e Araruna. Além disso, compõem um quadro docente de 1350 professores e discente de 21 mil estudantes.
Click PB
Fechar [x]