Açude do Governo em Piancó morre aos poucos enquanto dá seus últimos suspiros

Ninguém escuta os apelos quando se trata do famoso e histórico "Açude do Governo", localizado na parte alta da cidade, já próximo ao conjunto/bairro "Campo Novo". A única pessoa que dava atenção aquele manancial histórico, era o saudoso Gil Galdino, pois por sua parede (do açude) ele passava todos os dias até chegar à sua propriedade que ali está constituída.
Gil contemplava do alpendre da Casa Grande, em sua cadeira de balanço, as águas do velho açude, que ele viu o povo de Piancó usufruir até enquanto pode daquele manancial hídrico que hoje, se fosse revitalizado, estaria amenizando o problema da falta d'água em muitas residências e até na zona rural que rodeiam o velho açude.

Mas não interesse das autoridades em revitalizar o velho Açude do Governo. Parece que é preferível perfurar um poço, sem a Outorga da AESA, do que colocar ali uma mão de obra disponível com máquinas do PAC pra buscar amenizar o sofrimento daquele açude que tem história.
Mas há uma revolta da própria natureza: Se houver inverno e não fizerem uma limpeza no "sangradouro", com o entupimento do capim o açude pode encher e a velha parede não suportará tanta pressão e abrira-se uma cratera vindo a estourar e alagar boa parte de novos loteamentos feitos próximo a 7ª Gerência de Saúde, indo até o chamado Bairro da Rua Nova. O prejuízo será maior do que fazer uma limpeza superficial no velho açude.
Tem pessoas que falam que se deve recorrer ao DNOCS para que haja a revitalização daquele açude.
Essa área além de espaço de lazer também proporcionará melhores condições e qualidade de vida da população que poderão ter uma área totalmente urbanizada e revitalizada.
O açude é um cartão postal da cidade e um local de visita dos moradores e turistas, essa seria uma ação da Prefeitura Municipal com o apoio de outros órgãos. Basta o prefeito se interessar pela obra.

O Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS) é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Integração Nacional e com a sede da administração central em Fortaleza.

Fonte O Blog de Piancó

Tecnologia do Blogger.