Prefeitura desenvolve programa contra tabagismo em Nova Olinda

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Olinda, por meio do Programa de Controle do Tabagismo, desenvolve programa de tratamento aos grupos tabagistas, nos PSF’s (Unidade de Saúde da Família) localizada na cidade.

O programa conta com o apoio do Governo Federal, que fornece as medicações para serem trabalhadas. No tratamento, os pacientes são acompanhados por profissionais da saúde e do NASF que realizam atividades terapêuticas, e participam de reuniões de grupos nos quais compartilham suas experiências, dificuldades e êxitos na luta contra o vício.




Segundo a secretária de Saúde, Teté Filgueiras, o trabalho com os fumantes nos NASF só serão para 20 pacientes. “O Ministério da Saúde mandou medicamento só para 20 pacientes, mas com o resultado positivo vou solicitar mais medicamento para aumentar quantidade de paciente onde à demanda e grande no município”, pontou.

Ela ainda ressalta que os pacientes que estão sendo acompanhados deram seus depoimentos que já se libertaram do cigarro. “Nós esperamos que todas estas pessoas que aderem ao tratamento, possam conseguir sair da nicotina, a substância química que leva o indivíduo a criar dependência, no entanto, o cigarro contém mais de quatro mil substâncias químicas”, ressalta.

“É grande a quantidade de pessoas que desejam deixar o vício, porém, devido aos efeitos colaterais causados durante o período de abstinência, leva alguns fumantes a desistirem do tratamento. O nosso objetivo é incentivar as pessoas a perseverar. Acreditamos que no final do tratamento elas terão conseguido o êxito desejado”, finaliza Teté.


(AR) - ASCOM







Tecnologia do Blogger.