Cidade de Ibiara promove seu primeiro festival de batata doce

Mesmo debaixo de muita chuva, grande parte da população da cidade de Ibiara e de outras cidades da região do Vale do Piancó, compareceu no primeiro festival de batata doce da região, que foi realizado, em Ibiara. O evento ocorreu na noite desta segunda-feira (18).

Durante o evento foram expostos os derivados da batata, como pães, bolos, picolés, trunfas, bombons, entre outras variedades, que derivam do produto.

O responsável pelo evento, Professor Geovane, contou com o apoio das igrejas Batista das cidades de Ibiara e Boa Ventura, da prefeitura Municipal de Ibiara, Sebrae, Emater, Senar e semeadores.


Quem esteve presente no festival pôde degustar os melhores sabores dos produtos derivados da batata doce. O evento foi um sucesso.

A batata doce é um carboidrato saudável de baixo índice glicêmico, ou seja, sua absorção é lenta, não elevando o nível de açúcar no sangue. Também conhecida como um dos alimentos mais nutritivos, a batata doce é rica em vitaminas A e C, fibras, manganês, potássio e ferro. Dependendo da qualidade, existem aquelas que possuem vitaminas do complexo B e E.

Estudos científicos revelam e apontam a batata doce como a maior fonte de betacaroteno, além de ser um alimento antioxidante. Mas quais são os seus principais benefícios para quem deseja emagrecer e ter uma vida saudável.

10 benefícios da batata doce:

1– Fornece energia para o treinamento, auxilia na queima de gordura e no ganho da massa muscular porque libera a glicose no sangue lentamente.
2– Ajuda a controlar a diabetes porque tem baixo índice glicêmico.
3– Auxilia no emagrecimento, pois diminui o apetite pela riqueza em fibras.
4– Fortalece o sistema imunológico porque tem boa quantidade de vitamina A.
5– A vitamina A age como antioxidante e atua na manutenção dos ossos, tecido epitelial.
6– Reduz o colesterol total e auxilia na digestão devido seu teor de fibras.
7– Faz bem para a pele graças a vitamina E.
8– Ajuda a prevenir câncer por seu alto teor de vitamina A.
9– Auxilia na formação de colágeno e previne anemia graças à vitamina C.
10– Regula a pressão arterial e reduz cãibras também pela vitamina C.

A batata doce é um carboidrato especial, porque sendo rica de amido resistente e fibras, quando consumida se comporta como fibra solúvel no organismo, é absorvida lentamente, isso atrasa a sensação de fome e evita os picos de insulina, fato muito comum quando comemos carboidratos simples. A cada 100g da batata se tem apenas 116 calorias. 

O seu consumo diário aumenta a sensação de saciedade, fortalece os músculos, aumenta a imunidade e é, sem duvida, uma grande aliada no controle do apetite.



Fonte Vale do Piancó Noticias
Fechar [x]