Prefeitura Municipal de Nova Olinda realizara estudo da Nacional Comum Curricular da Educação Básica

A Prefeitura de Nova Olinda, PB, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta segunda feira (07) um estudo da Base Nacional Comum (BNC) com todos os coordenadores, professores, pais e alunos das unidades de ensino do município.

O levantamento do estudo teve como objetivo sinalizar percursos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes ao longo da educação básica e deixar claro os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica, ano a ano, desde o ingresso na Creche até o final do Ensino Médio. Com ela os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica e as famílias poderão participar e acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos. 


Depois de compor a mesa, a Prefeita Municipal, Dra. Maria Ducarmo, usou da fala, elencando a importância de se ter no Brasil uma base curricular nacional para que todos os alunos possam ter os mesmos direitos nos seus estudos. Considerou ainda a importância de uma educação integral, onde seja possível envolver escolas, famílias e comunidade.

A Secretária de Educação, Ana Maria Vasconcelos, juntamente com as coordenadoras pedagógicas Maria do Desterro e Terezinha Chaves, iniciaram os trabalhos apresentando o texto oficial dessa proposta curricular; dividiram as turmas por modalidade para estudo e alterações possíveis do texto, em salas preparadas para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Ao término, as ideias apresentadas no estudo foram inseridas em um documento que será a alicerce da educação básica.

A Base é uma conquista social. Sua construção é crucial para encontrarmos um entendimento nacional em torno do que é importante no processo de desenvolvimento dos estudantes brasileiros da Educação Básica. Entender seu real significado e participar da sua construção é direito e dever de todos. 





















ASCOM - PMNO

Fechar [x]