Quinze municípios do Vale votarão pela biometria em 2016. Recadastramento vai começar em Itaporanga e mais 6

Além de Itaporanga, conforme já anunciou a Folha, também passarão por revisão eleitoral com recadastramento biométrico os eleitores dos municípios de Boa Ventura, Curral Velho, Diamante, Pedra Branca, São José de Caiana e Serra Grande. Juntos, eles somam cerca de 42 mil eleitores. Na última semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) a realizar o processo recadastral.

         
Todos esses sete municípios regionais fazem parte da 33ª Zona Eleitoral, que tem sede em Itaporanga, o maior colégio eleitoral da região com pouco mais de 17 mil eleitores. O recadastramento eleitoral para todos os municípios que compõem a zona começarão a partir do próximo mês, mas quem quiser se antecipar já pode se dirigir ao cartório eleitoral.
                 
Com a mudança na estrutura eleitoral dos municípios do Vale, no próximo ano a região terá 15 municípios votando pelo sistema biométrico, já que outros oito experimentaram o processo nas duas últimas eleições.  Serão cerca de 67,6% do total de eleitores da região que deverão usar o novo método de votação.  Mas os eleitores dos municípios que passarão por revisão e biometria deverão comparecer à Zona Eleitoral para se submeterem ao processo e ficarem apto a votar. Segundo o TRE-PB, o eleitor que não atender ao chamamento da Justiça Eleitoral terá o título cancelado.
                
Nas eleições gerais de 2014 votaram pelo sistema biométrico os municípios de Piancó, Santana dos Garrotes (esses dois desde 2010, sendo os primeiros da Paraíba a experimentar a biometria), Aguiar, Catingueira, Emas, Igaracy, Nova Olinda e Olho D’água. O número de eleitores desses municípios correspondia a 34% do eleitorado regional.
               
Paraíba - A biometria permite a identificação do votante por meio da impressão digital. Na Paraíba, 23 municípios já votam por meio do sistema, incluindo João Pessoa e Campina Grande, correspondendo a 1/3 do eleitorado paraibano, que atualmente supera os 2,8 milhões. Nesta próxima revisão, a meta é passar a limpo 916,7 mil eleitores e, assim, ir para o próximo pleito com mais de 1,8 milhão regularizado de 121 municípios para votar por meio da biometria. 

www.folhadovali.com.br
Tecnologia do Blogger.