Nova Olinda realizou IV Conferência Municipal de Saúde: FOTOS

A Prefeitura Municipal de Nova Olinda por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com seus profissionais, usuários e representações do poder público e sociedade realizou a IV Conferência Municipal de Saúde nesta Quinta – feira (02) no Colégio Municipal Genésio Pinto Ramalho. 

O referido evento tratou o tema “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas” sob o eixo “Direito do povo brasileiro”.





Credenciados desde às 7 horas da manhã, os conferencistas iniciaram as atividades às 8 horas da manhã com o pronunciamento da Secretária Municipal de Saúde Severina Maria de Sousa Filgueiras (Teté) que manifestou a dedicação da pasta em trabalhar em conjunto com a comunidade. A Prefeita Drª Maria do Carmo Silva esteve representada pelo Secretário Danilo Jefson (Administração), o mesmo destacou a importância desta discussão e o seu impacto na melhoria da saúde oferecida à comunidade.
           
Prosseguindo – se os conferencistas ouviram o Regimento Interno da IV Conferência de Saúde e posteriormente apreciaram a palestra sobre o tema central exposto pela enfermeira Mirian (Especialista em Saúde, Saúde da Família, Gestão em Serviços e Sistemas de Saúde e Gestão de trabalho e educação em saúde, além de ser residente multiprofissional em Saúde da Família).
           
Mirian destacou que todos devem ter otimismo e trabalharem em consonância com a realidade. A mesma mostrou os avanços significativos vivenciados pelo SUS citando como exemplo a institucionalização da vacinação em todas as idades, quando outrora era voltado unicamente para casos de endemias. Mirian comentou sobre a importância do cidadão como agente criticador construtivo, na construção de política pública de qualidade. Assim disse que precisamos de gestão nos trabalhos em saúde pelo diálogo interprofissional e com usuários e gestores, além de levantarmos críticas efetivas e que sejam ouvidas. Valorizou o papel de pensar em assistência humana no direito à saúde como forma de um trabalho de qualidade, além de pensarmos e propormos políticas efetivas e eficazes.
           
O espaço foi aberto para debate, e assim Mirian respondeu juntamente à Secretária Severina. Dando continuidade, após o lanche os conferencistas participaram dos diversos Grupos de Trabalho: 1º Direito à Saúde; 2º Garantia de acesso à saúde; 3º Atenção de qualidade em saúde; 4º Implantação a Carreira para o SUS; 5º Valorização do trabalho da Saúde; 6º Educação permanente em Saúde; 7º Participação Social na saúde; 8º Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. 

Cada um deles apresentou o caso da realidade, o problema a ser debatido e propôs o seu caminho de solução de acordo com as características da cidade de Nova Olinda. De volta à plenária os expositores apresentaram o resultado da discussão de cada grupo. 

Os presentes elegeram os 4 delegados municipais para participação da Conferência Estadual de Saúde no mês de Setembro em João Pessoa: 2 usuários (Antonio e Fábio Jr.), 1 Gestor (Secretária Severina) e 1 trabalhador da Saúde (Clarany Alvino).
           
A Secretária Severina realizou as considerações finais.
           
ASCOM-PMNO








































Tecnologia do Blogger.