Quatro municípios da Paraíba ficam entre os melhores do país em transparência; por outro lado, Pedra Branca no Vale do Piancó tirou zero e ficou entre as piores

Quatro cidades da Paraíba se destacaram pelo cumprimento da Lei de Acesso à Informação, segundo a Controladoria-Geral da União (CGU).

O órgão lançou, na manhã desta sexta-feira (15), o índice que mede a transparência pública em estados e municípios brasileiros, a Escala Brasil Transparente (EBT).

De acordo com o documento, Nazarezinho é o destaque no estado, com nota 9,58. O município ficou em 3º lugar no ranking nacional.

Também aparecem no ranking dos 20 municípios com melhores notas São José do Sabugi (8,47), João Pessoa (8,47) e Taperoá (8,33).

No outro lado da tabela, tiveram nota zero os municípios de São José do Brejo do Cruz, Algodão de Jandaíra, Pedra Branca e Mari.

A Paraíba, como um todo, ficou com nota 7,78, ocupando o 14º lugar no ranking nacional e o 5º dos estados do Nordeste. João Pessoa ficou em 7º lugar entre as capitais, com nota 8,47, empatada com Florianópolis.

Foram avaliados 18 municípios da Paraíba. Para definir a amostra dos municípios com até 50 mil habitantes, a CGU adotou como critério uma seleção aleatória, utilizando a base de dados do IBGE de 2014. Essa seleção atingiu um percentual aproximado de 9% dos municípios de cada unidade federativa.


G1
Tecnologia do Blogger.