Câmara Municipal de Nova Olinda aprova contas de 2012 da prefeita Maria Ducarmo

A Câmara Municipal de Nova Olinda (PB) aprovou, em sessão ordinária realizada na manhã deste sábado (11), as prestações de contas da Prefeitura Municipal, relativas ao exercício financeiro de 2012, administrada por Maria do Carmo Silva (PSDB).

As supracitadas contas de governo da gestora Maria do Carmo (PSDB) já haviam, inclusive, recebido o parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), seguidas de apreciação das Comissões Permanentes da Câmara Municipal, que se manifestou desfavoravelmente ao documento. 


Os vereadores que faziam parte da Comissão Orçamentária foram, Dedé de Lula (PP) relator do Parecer, Luís Júnior (PSB) e Gilson Getúlio (PSDB), mas deram Parecer reprovando o do TC, Dedé de Lula e Luís Júnior, mas o Pleno derrubou Parecer das Comissões, e aprovou as contas de 2012 da prefeita, Ducarmo.

A sessão contou com a presença do advogado da Prefeitura, Dr. Marcílio Batista que fez a defesa técnica e pediu o aval de todos os edis concernente à aprovação das contas em questão. Marcílio ressaltou que, quem tem o verdadeiro poder de julgar as contas do chefe do poder executivo, é a Câmara de Vereadores, mesmo com o parecer favorável do TCE, órgão que fiscaliza a lisura do documento e opta pelo favorecimento ou desfavorecimento do mesmo. Presentes a prefeita, Maria Ducarmo (PSDB), alguns secretários, Neto Coloral (Esporte), Danilo Jefson (Administração e Planejamento), Cícero Benedito (Governo e Articulação), Zé Noberto (Infraestrutura) entres outros.

Em votação nominal, a prefeita obteve seis votos favoráveis, Joaquim de Pastora (PSDB), Chico Aguiar (PSDB), Tião de Braz (PTB), Gilson Getúlio (PSDB), Zé David (PSDB) e Dr. Valter Gonzaga (PMDB), três votos desfavorável, Dedé de Lula (PP), Neto Quirino (DEM) e Luís Júnior (PSB). O vereador Tião de Braz ressaltou que mesmo sendo da oposição votou favorável as contas, e disse que em outras oportunidades sempre votava a favor do prefeito onde fazia parte do grupo, mesmo com as contas reprovadas pelo o TCE-PB ele votava pela convicção dele, contrariando o Parecer do TCE-PB, e dessa vez, agora o Parecer favorável, acompanharia o TCE.

Com esse resultado, a administradora do município obteve um total de 3 contas aprovadas pela Casa Legislativa e também pelo Tribunal de Contas do Estado (TC-PB). Vale ressaltar, que sobre as contas de 2012, o TCE-PB recomendou através de parecer pela aprovação das contas com ressalvas.

A comunidade lotou as galerias da Câmara Municipal, na expectativa do resultado final da contagem dos votos.

A prefeita em sua página do Facebook postou que venceu mais uma vitória, de muitas que virão, e disse que mostrou força juntos aos vereadores.


(AR) 
Fotos: Graça Costa








Tecnologia do Blogger.