Representante da Aesa promete operação para desobstruir leito do rio Piancó em Conceição

A medida, que já começou a ser feita, inclusive com a compreensão de diversos proprietários de propriedades que recebem as águas, que descem do açude Condado, tem como objetivo fazer com as águas desçam e cheguem a todos os ribeirinhos do Vale do Piancó. A reunião aconteceu, na manhã desta terça-feira(4), no plenário da Câmara dos vereadores da cidade de Conceição.
O Ministério Público, representado pelo Promotor Ernani Lucas, fez o mapeamento de todos os açudes da região, juntamente com os órgãos responsáveis pelo controle das águas e garantiu empenho para que o problema seja imediatamente resolvido. O promotor prometeu empenho e acompanhará o representante da Aesa, que levará máquinas e homens para a desobstrução dos leitos dos rios.
Já o prefeito de Conceição e o vice-prefeito de Santa Inês se comprometeram de disponibilizarem das máquinas para a operação.
O momento mais forte da reunião trouxe a voz sofrida de um agricultor, que fez duras críticas à Ana. Segundo ele, o órgão está muito distante dos agricultores ribeirinhos. O agricultor disse que, caso a situação não seja solucionada, os agricultores serão obrigados a deixarem seus sítios e morarem em periferias, expondo seus filhos à marginalidade, por falta do que oferecerem para seus sustentos. “ Eu me sinto inútil, diante dos meus filhos. Do jeito que estar seremos obrigados a pegarmos nossos “trampos” e procurarmos periferias para morarmos, expondo nossos filhos a viveram na criminalidade, pois não teremos o que oferecer. Solução existe, basta que os órgãos realmente queiram. Caso não se resolvam estaremos ‘fritos’”, desabafou o agricultor, que foi demoradamente, aplaudido.
Chico Lopes marcou para a manhã desta quarta-feira(5), a continuidade dos trabalhos de desobstrução dos leitos dos rios, a partir da passagem molhada, que fica localizada na saída da cidade de Conceição para a cidade de Santa Inês. Uma comissão de agricultores se comprometeu de também participar com a mão de obra voluntária. O diretor pediu a ajuda de todos os agricultores, mas não descartou o uso da lei, caso haja alguma residência do acesso aos rios, por parte de algum proprietário de terra.
A mesa foi composta por Ernani Lucas, Promotor Público, pelo assistente da promotoria Sinval Oliveira, pelo Diretor da Ana Flávio José Castro, pelos diretores da Aesa Chico Lopes, Porfírio Catão e Pedro Freire, além do presidente da Aesa João Vicente Machado, do prefeito da cidade de Conceição Nilson Lacerda e do vice-prefeito de Santa Inês Francisco Sales.
Fonte: Gilberto Angelo/Portal Vale do Piancó Notícia