Jovem é vítima do golpe da “seleção premiada” pelo celular em Conceição

Uma jovem de aproximadamente 18 anos, já mãe e de condição financeira difícil, caiu no golpe da “seleção premiada”, no final da tarde desta segunda-feira(13), na cidade de Conceição. 

E o pior é que a jovem ao receber a mensagem e fazer contatos com os golpistas foi até uma loja de revenda de créditos da operadora TIM, no centro da cidade e, orientada por eles, mandou que fossem colocados mil reais em créditos para quatro números passados por eles.


Desconfiada do número de operações, que já chegava ao valor de 200 reais, a proprietária da loja fez uma interferência e questionou com a jovem se ela estaria com o valor para efetuar o pagamento. Ela confirmou que estava com os mil reais e que pagaria logo após a atendente colocar os créditos. No entanto, a proprietária novamente fez uma interferência e percebeu que se tratava de um golpe, ao descobrir que a jovem não tinha o dinheiro para pagar.

A polícia militar foi acionada e a jovem abriu o jogo e disse que havia recebido uma mensagem, na qual continha a informação de que ela teria sido sorteada para receber a quantia de 25 mil reais, mas antes teria que fazer uma transferência da conta de sua avó(valor não informado e não efetuado por falta de crédito na conta), além de efetuar recargas para quatro números, no valor de mil reais. Segundo a jovem, a orientação dos golpistas era para que ela fosse até a loja e efetuasse as recargas, sem despertar a desconfiança dos atendentes. Mas, a ela estava iludida com a promessa do prêmio e nem se deu conta de que estava cometendo um crime, ao tentar efetuar as recargas sem ter como efetuar o pagamento.

Depois de muita negociação com a proprietária da loja, a jovem se comprometeu de fazer o pagamento, no valor de duzentos reais até o próximo sábado. Caso contrário, será feito contra ela um Boletim de Ocorrência, na Delegacia de Polícia, segundo a dona da loja.
Desiludida e sem condições, a jovem percebeu que a ‘ficha caiu’ e disparou no choro, ao tentar localizar amigos que pudessem ajudá-la a pagar a conta.

Esse tipo de golpe é praticado todos os dias, nas diversas regiões do País. Geralmente os números de detentos de cadeia do estado do Ceará, conforme evidenciam os números, que têm geralmente o código da operadora de número 85. Eles enviam mensagens, anunciando que as vítimas foram sorteadas. Para “receberem” os supostos prêmios, as vítimas têm que retornar a ligação.

"Por gentileza, eu peço que me informe o número do DDD, tudo bem? O DDD da cidade e o número do aparelho contemplado para que eu possa verificar no sistema da promoção e te passar maiores informações, tudo bem?”, diz o golpista.

Os golpistas fazem de tudo para dar veracidade à conversa e dão até protocolo e nome completo do atendente. A vítima é aconselhada a não contar nada para ninguém, uma maneira de evitar que a ela seja alertada para não cair no golpe.

Durante a conversa, eles também afirmam que o trabalho é sério e que a ligação está sendo monitorada. “O trabalho aqui é sério. Tem 21 representantes da Caixa Econômica Federal te escutando. Procon , Decon e Anatel e a Polícia Federal que vem nos acompanhando".

As operadoras de celular informam que as promoções que elas fazem são sempre divulgadas pela imprensa ou pelos sites das companhias. Mas em caso de dúvida, o cidadão ainda pode se informar nas centrais de atendimento aos clientes.

A polícia diz que só pode ser premiado quem se inscreveu para participar de concursos ou sorteios. Caso contrário, desconfie sempre.

Fonte: Gilberto Angelo/Portal Vale do Piancó Notícias
Tecnologia do Blogger.