IBOPE se confronta com IPESPE e traz Ricardo com 53% e Cássio, 47%

Demorou mas a verdade é que os institutos de pesquisa começaram a se confrontar nas eleições da Paraíba. Levantamento realizado pelo Ibope, e divulgado pelas TVs Cabo Branco e Paraíba, revela que o governador Ricardo Coutinho (PSB) lidera a disputa de segundo turno, com 53% dos votos válidos, contra 47% atribuídos ao senador Cássio Cunha Lima (PSDB).


Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os números passam a ser os seguintes, no caso da pesquisa estimulada são: Ricardo Coutinho teria 48%, segundo por Cássio (42%) e haveria 6% de votos brancos e nulos. Apenas 4% dos consultados se declaram indecisos, ou não quiseram responder.

Há dois dias, o Instituto Ipespe trouxe pesquisa, veiculada pelo Jornal da Paraíba, com o candidato Cássio Cunha Lima à frente, registrando 53% da intenção de votos válidos, contra 47% do candidato Ricardo Coutinho. Considerando os votos nominais, Cássio apareceu com 48%, contra 43% para Ricardo. Os votos brancos e nulos somaram 4%, enquanto os indecisos contabilizaram 5%.

Ou seja, enquanto o Ibope traz Cássio com 47%, o Ipespe apresenta Cássio com 53%. E se o Ibope mostra Ricardo com 53%, o Ipespe sinaliza 47% para o candidato do PSB. Os dois institutos não se entenderam.

Jornal da Paraíba
Tecnologia do Blogger.