Bispo Dom Eraldo celebrou em Nova Olinda neste Domingo (16)

A tradicional Missa Dominical de Nova Olinda – PB desta semana (16/02) foi presidida pelo Sr. Bispo Diocesano de Patos: Dom Eraldo Bispo da Silva. O Pe. João Romão (Vigário local) concelebrou esta celebração, no dia em que a Igreja vive o 6° Domingo Comum, conforme o calendário litúrgico.

O Sr. Bispo saudou os novolindenses, desde os que vinheram da zona rural até os residentes na área urbana. Saudou os grupos em geral.


Pe. João Romão proclamou o Evangelho próprio do dia (Mt. 5, 17 – 37) e em seguida Dom Eraldo partilhou a reflexão acerca de tal proclamação. Dizia ele que devemos viver a justiça de uma forma mais concreta que os fariseus, conforme o próprio evangelho apresentou. Disse ainda que devemos ser fermento na comunidade e mostrava que desde sua família tirou a aprendizagem de que com o fermento a massa se desenvolve, assim ele fez uma analogia à vida na comunidade: precisa ter o fermento cristão.


Ainda acerca desse tema ele mostrava que o grande fermento do mundo de hoje é a fé, fermento este que transforma, é a fé portanto quem transforma e dá crescimento à vida comunitária.

Refletiu acerca da juventude, incitando – os a serem fortes, combatentes na fé. Pediu que se apresentassem aqueles que são universitários. Salientou que o meio acadêmico muitas vezes busca levar contratempos à fé, e assim indagava se essa situação acontecia com os universitários locais.

Pregou a obediência dos filhos aos pais, mostrando que muitas vezes o que acontece muito são filhos que agem erroneamente e trazem aos pais às consequências do que fazem no trânsito etc.

Destacou que neste dia completou exatamente 1 ano de sua posse como Bispo de Patos, e assim mostrou que deixou de celebrar na sede para celebrar em Nova Olinda pois como ele disse “a Catedral é onde o Bispo está”, até mesmo se celebrar abaixo de uma árvore. Mostrou que aqui veio neste dia pois depois de empossado só havia vindo uma vez, diferentemente de outras localidades.

 Pediu o apoio da comunidade à missão do Pe. João Romão na Paróquia.

No início da Oração Eucarística chamou todas às crianças ao altar, rezou em meio a elas. Em seguida foi a vez dos jovens, eles foram, acompanharam o prosseguimento da oração e o Sr. Bispo enviou – lhes a proclamarem a paz, justamente no cântico eles tomaram todos os espaços da Igreja saudando – se entre si e com os demais presentes à Santa Missa.

Autoridades locais se fizeram presentes à Missa, tais como a Prefeita Drª Maria do Carmo e o Vice – prefeito Jornalista Idácio Souto e esposa, além de secretários.
           
Zé Filho
PASCOM Paroquial
nsrno.blogpost.com
Tecnologia do Blogger.