Em Santana dos Garrotes agricultor sofre acidente de moto precisa do SAMU, mas é comunicado que veículo está quebrado. VEJA VÍDEO



Na manhã da última quarta-feira, (11), o agricultor Josimar Carvalho, conhecido por Goya, residente no sítio Poço Novo, zona Rural de Santana dos Garrotes, sofreu um acidente de moto nas imediações da cidade. 

De acordo com informações de populares, repassadas ao Blog - www.ARYRAMALHO.com de que ligou pra o SAMU(192) e foi comunicado que a viatura estava quebrada. 


Outro fato absurdo foi que quando chegou ao posto médico, por volta das 10h não tinha médico, e ainda mais constrangedor para o agricultor que pediu uma ambulância para ser socorrido para a cidade de Piancó foi informado que não tinha um transporte.


Nessa agonia foi atendido na calçada do posto médico por enfermeiras, só por volta das 11h um automóvel que chegou do PSF, levou o agricultor até o hospital regional de Piancó.


Ainda segundo informações, nos primeiro atendimentos faltaram “gazes” na hora do curativo. O município de Santana dos Garrotes não existe ambulância, a única que existia foi transformado para atender outros fins.


Veja dois pequenos vídeos flagrado por um popular na hora do atendimento na calçada do posto médico.







FONTE: www.ARYRAMALHO.com

VEJA A NOTA DO SAMU:



NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em resposta a matéria publicada no blog AryRamalho.com, venho esclarecer, o motivo do defeito da ambulância do SAMU/Base de Santana dos Garrotes- USB 14, a mesma apresentou um problema mecânico. É um veiculo móvel, com vários anos de uso, não adequado para a realidade das nossas estradas, que como qualquer outro carro, também quebra, mas vale acrescentar a informação, que o município já providenciou da empresa licitado a peça, que de acordo com a mesma, estar encontrando dificuldade em nos atender, por motivo de escassez no mercado local, por se tratar um veiculo de marca Renault.
No entanto, mesmo a nossa VTR encontrando-se com defeito, a nossa região não deixará de ser assistida pelo referido serviço.  Somos regulados pela Central de Piancó e a mesma tem o papel de encaminhar a ambulância mais próxima de acordo com a gravidade, pois o nosso serviço estar inserido em um SAMU Regionalizado.
Em contato com a Coordenadora da Regional de Piancó, Euda Aialla a mesma informou que de acordo com as ligações gravadas no sistema, não existiu nenhuma ligação no dia 11/12 para este fim. No entanto torna-se inverídica a informação citada neste Blog que o paciente não foi atendido pelo serviço SAMU em virtude de encontrar-se baixada, pois é obrigação da central disponibilizar outro veiculo nessas situações.
O Serviço do Samu, estar funcionando 24horas, basta ligar no 192 ou no 3452-1900, que a central encaminhará até o paciente uma ambulância, assim como preconiza o Ministério da saúde, portaria 2048 de 05 de novembro de 2002.
E ao que tange as demais informações no Blog, a Secretária de Saúde esclarece, que o outro veículo citado, anteriormente se intitulava como AMBULÂNCIA BÁSICA, deixa claro que o mesmo não tinha mais condições de rodar para esse fim, por encontrar-se em atraso há mais de 05 anos nos registros do DETRAN, por não ter condições físicas e mecânicas, por estar fora dos padrões sanitários, condenado para rodar como ambulância, foi por esse motivo remanejada para o serviço da Vigilância Ambiental, para fazer vistoria com os agentes de endemia na zona rural.   
Falta esclarecer, que estamos abertos a críticas construtivas, mas que sejam embasadas em fundamentos técnicos e não meramente destrutivos. Sem mais, estamos disponíveis para qualquer esclarecimento.

Edilene Badu
Coordenadora Da Base Descentralizada de Santana dos Garrotes
Samu – 192

Telma Batista
Secretária de Saúde
 
Tecnologia do Blogger.