Prevenção ao Câncer de Mama: projeto de lei do vereador Neto Pinto é aprovado e segue para sanção do prefeito


Para conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de mama foi aprovado, por unanimidade, no último sábado (19), em sessão ordinária, o Projeto de Lei de autoria do vereador Neto Pinto (DEM), que dispõe sobre a criação da “Semana Municipal de Prevenção ao Câncer de Mama”.

 O câncer da mama é a causa mais comum de morte por câncer em mulheres com idades entre 18 e 54 anos, sendo a maior causa de morte por período entre mulheres de 45 a 50 anos.

“Com saúde não se brinca, ainda mais quando o tema é tão importante assim como os estragos que o câncer de mama tem feito em nossa sociedade. Desse modo, é fundamental levar o conhecimento e a conscientização à população, o que certamente fará com que diminua em muito a incidência desta enfermidade”, enfatiza o vereador Neto Pinto.



De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, e embora atinja tanto homens quanto mulheres, são mais comuns entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

Assim, o projeto proposto e aprovado pelos vereadores tem como objetivo garantir atenção primária para prevenção e detecção precoce da doença, buscando encaminhamento imediato para atendimento secundário, quando for o caso, bem como o engajamento de todos os órgãos e entidades que atuam na área.

O Projeto inclui ainda exames preventivos gratuitos em mulheres, palestras, e paralelamente aos trabalhos de atendimento, acontecerão seminários ou jornadas de estudos para atualização dos profissionais que atuam na área da saúde. As comemorações a ser comemorado serão sempre na ultima semana do mês de outubro.

Ao final da votação o parlamentar agradeceu o apoio dos vereadores. “Muito obrigado aos meus nobres colegas pelo voto favorável. O objetivo deste Projeto de Lei é colaborar com a conscientização da prevenção ao câncer de mama. Tenho a certeza de que o prefeito se sensibilizará e a lei vai ser sancionada, contribuindo assim com a saúde das mulheres santanense”, ressaltou o vereador Neto Pinto.

Agora, o projeto aguarda sanção do prefeito.

FONTE: www.ARYRAMALHO.com
Tecnologia do Blogger.